Translate

domingo, 26 de dezembro de 2021

Terei de ir duas vezes à Missa no fim de semana do Natal?

Shutterstock
Por Philip Kosloski

A dúvida de muitos católicos é: a Missa de Natal, que cai no sábado este ano, cumpriria também o preceito do domingo?

O Natal, sendo a segunda maior festa do ano da Igreja (depois da Páscoa), traz consigo o preceito de assistir à Missa. A Igreja convida-nos a louvar e agradecer a Deus pela glória da encarnação e a partilhar esse júbilo uns com os outros em nossa paróquia.

De fato, a Missa de Natal é uma bela experiência. Muitos nem encaram essa celebração como uma “obrigação”. Pelo contrário: ir à Missa nesta data com a família e os amigos é motivo de enorme orgulho e felicidade.

E quando o Natal cai no sábado?

Neste ano (2021), o Natal cai no sábado, o que significa que teremos dois dias santos seguidos. Sim, pois o domingo também é dia de preceito!

Então, neste fim de semana, os católicos são obrigados a assistir à Missa não só no Natal, mas também no domingo, dia do Senhor.

Como cumprir as duas obrigações

A Igreja nos convida a nos reunirmos no Natal, assim como na Festa da Sagrada Família, que ocorre este ano no domingo, 26 de dezembro. Para isso, devemos primeiro escolher um horário para assistir à Missa de Natal . Pode ser qualquer um dos seguintes:

  • Missa de véspera de Natal, em 24 de dezembro;
  • Missa da meia-noite em 24/25 de dezembro;
  • Missa da manhã de Natal em 25 de dezembro (o mais tardar às 16h).

A partir das 16h a liturgia “muda” oficialmente, e a Missa, ainda que seja “dia” 25 de dezembro, seria referente à liturgia dominical.

Neste ano, entretanto, a maioria das paróquias está cancelando a missa da vigília de sábado à noite para reduzir qualquer confusão. É melhor verificar como está a programação da sua paróquia.

Shutterstock
O domingo

Para cumprir a obrigação do domingo, opte por alguma destas alternativas:

  • Missa no sábado à noite (qualquer horário após as 16h do dia 25 de dezembro);
  • Missa dominical no dia 26 de dezembro.

Muitas pessoas escolherão assistir à Missa da véspera de Natal, em 24 de dezembro, e depois novamente no domingo, 26 de dezembro, deixando o dia de Natal aberto para as celebrações familiares.

Enfim, independentemente de como você decidir assistir à Missa neste fim de semana, decida encará-la como um “convite”, em vez de uma “obrigação”. Que possamos nos reunir como uma família paroquial e nos alegrar com o nascimento do Senhor!

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF