Translate

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

África: no meio da guerra e pobreza o Natal é luz que ilumina

Menina na diocese de Pemba | Vatican News

Num país marcado pela guerra celebrar o Natal é celebrar a esperança. Nas mãos que se elevam numa prece que busca tocar o céu, as crianças oferecem as mãos como o berço que embala o Menino Deus. No sonho de paz cantam, dançam e elevam as mãos num gesto de esperança. E neste clima de pobreza a confraternização acontece com músicas e o momento mágico de celebrar, afinal Deus ama os pobres e quis nascer no seu meio, sendo pobre.

Ricardo Gomes – jornalista, Diocese de Campos

Mãos que se abrem, mesmo na luta e na dor. Mãos que se elevam para um gesto de amor, retribuir a vida que vem das mãos do Senhor. Mãos sofridas que bem sempre têm o que dar. Mas a certeza de que Deus ama os pobres e se fez pobre também. Mãos construtoras da paz, Mãos solidárias, Mãos em oração, Mãos cuidadosas, Mãos que edificam, Mãos que embalam o menino Jesus. Desde Moçambique, Diocese de Pemba, numa guerra que já dura quatro anos, ousamos dizer: Feliz Natal.” Pe. Edegard Silva Júnior.

Crianças diante do presépio | Vatican News

Numa realidade marcada pela guerra festejar o Natal é encher de luz o sofrimento de um povo diante da guerra e da pobreza. Padre Edegard Silva Júnior acolhe as crianças deslocadas para promover um dia de esperança e celebrar o nascimento do Menino Deus. A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Mieze, na Diocese de Pemba, Moçambique, vem promovendo neste período atividades para dar um pouco de alegria às crianças. Para o sacerdote na confraternização de Natal a palma da mão de cada criança se torna o berço que acolhe o Menino Jesus.

https://youtu.be/ym9NZxnIz4k

“No contexto em que vivemos em Moçambique, África, o símbolo mais expressivo do nosso Natal são as mãos. O canto natalino expressa o que queremos dizer.  Nas mãos das crianças Jesus é embalado com canção de ninar: dorme em paz, essa paz que continua sendo um sonho. E os olhos brilham, o corpo dança e as mãos se elevam querendo tocar o céu. As mãos dos artesãos que confeccionaram o presépio: Maria, José, os pastores, os magos, os animais, todos acolheram Jesus na casinha de bambu. Para isso acontecer, mãos solidárias de outros continentes, contribuíram para que tivéssemos as condições necessárias de realizar nossas atividades.  Portanto, nosso Natal é o Natal das mãos”, revela padre Edegard.

Crianças diante do presépio | Vatican News

É preciso sonhar e esperar que um dia haja a paz

“Na mão das crianças, Jesus é embalado com a canção de ninar: Dorme em paz ó Jesus, dorme em paz ó Jesus. A paz continua sendo nosso sonho…na hora da festa, os olhos brilham, o corpo dança, e as mãos se elevam querendo tocar o céu.” Padre Edegard Silva Júnior.

Padre Edegard Silva Júnior com as crianças

O sonho das crianças é terem a alegria de celebrar o Natal na esperança de um tempo de paz para o país profundamente marcado pela miséria, sofrimento e terrorismo. Padre Edegard recorda outubro de 2017. A missão ficou destruída. Nada foi poupado, nem a igreja, nem as estruturas da paróquia, nem as casas dos cristãos. Durante o ataque ocorreu também o massacre de dezenas de jovens. As execuções, pelos terroristas, ocorreram num campo de futebol, na zona, entre os dias 6 e 8 de novembro.

Crianças | Vatican News

Relatos de sobreviventes falam da “agonia” de mais de 50 pessoas decapitadas. Praticamente todos os que viviam na região tiveram de refazer as suas vidas noutros lugares, ou em campos de reassentamento, ou em aldeias junto de familiares e amigos. Mesmo diante da dura realidade é Natal.

“As mãos dos artesãos que confeccionaram o presépio: Maria, José, os pastores, os magos, os animais, todos acolheram Jesus na casinha de bambu. Para isso acontecer, mãos solidárias de outros continentes, contribuíram para que tivéssemos as condições necessárias de realizar nossas atividades. Portanto, nosso Natal é o Natal das mãos”, conclui o sacerdote.

https://youtu.be/feHkBn-dbzQ

https://youtu.be/9_lRZR3vgt0

Fonte: https://www.vaticannews.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF