Translate

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Este é o presépio mais antigo do mundo

Sarcófago paleocristão do século IV. Foto: Domínio público

Roma, 27 dez. 21 / 08:47 am (ACI).- O presépio mais antigo do mundo está em um sarcófago de 350 d.C. localizado a 100 km de Roma, na cidade de Boville Ernica.

Trata-se de um sarcófago cristão primitivo do século IV que está preservado na igreja de San Pietro Ispano, em Boville Ernica (província de Frosinone).

Em um dos lados do sarcófago de mármore branco, está esculpida a cena do nascimento de Cristo segundo o Evangelho. Da esquerda para a direita podem-se observar os três reis magos que levam presentes seguindo a estrela; um pastor; o boi e a mula; uma figura feminina sentada que é a Virgem Maria e Jesus. Não está são José, que apareceu mais tarde na iconografia cristã.

Este sarcófago foi descoberto em 1941, após a realização de escavações no bairro de Sasso, onde foram encontrados restos de uma villa romana e, após obras de restauração, está preservado na igreja de San Pietro Ispano, desde 1947.

Segundo as pesquisas, este sarcófago paleocristão foi esculpido em um ateliê romano e alguns especialistas indicam que o sarcófago também representaria um mapa astronômico mostrando a posição das estrelas na noite em que Jesus chegou.

Na cena do Natal estão alguns pontos que são prováveis ​​indicadores de um mapa estelar do céu de Belém de 25 de dezembro. Além disso, há uma estrela de seis pontas, a estrela de Davi, esculpida.

A arqueóloga Elisa Canetri, autora do artigo "o sarcófago cristão primitivo de Boville Ernica" indicou que o sarcófago foi feito por volta de 330 a 350 d.C. e que é “um unicum no âmbito histórico, artístico e religioso”.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF