Translate

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Os Jesuítas continuarão diminuindo pois Deus os chama à humilhação, diz o papa

Papa Francisco no encontro com os jesuítas da Grécia | Vatican News

Vaticano, 17 dez. 21 / 09:20 am (ACI).- O papa Francisco refletiu no seu encontro com os Jesuítas da Grécia no dia 4 de dezembro, na Nunciatura Apostólica de Atenas, sobre a diminuição do número dos membros da Companhia de Jesus, e disse que continuarão diminuindo pois Deus é quem os chama à humilhação. A informação foi publicada ontem pela revista jesuíta La Civiltá Cattolica.

“Uma coisa que chama a atenção é a diminuição da Companhia. Quando entrei no noviciado, havia 33 mil Jesuítas. Agora quantos somos? Mais ou menos a metade e vamos continuar diminuindo em número”, disse o papa na reunião.

“Esta informação é comum a muitas ordens e congregações religiosas. Tem um significado e devemos nos perguntar qual é. Em suma, essa diminuição não depende de nós. A vocação é enviada pelo Senhor”.

O papa Francisco disse que se a vocação “não vem, não depende de nós. Eu acredito que o Senhor está nos dando um ensinamento para a vida religiosa. Para nós tem um significado no sentido de humilhação”.

“Nos exercícios espirituais, Inácio sempre aponta para isto: para a humilhação. No que diz respeito à crise vocacional, o jesuíta não pode ficar ao nível da explicação sociológica. Esta é, na melhor das hipóteses, meia verdade”, disse o papa.

Os exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus a quem o papa se refere, são um esquema de retiro que se realiza em aproximadamente 30 dias com o acompanhamento de um diretor espiritual.

Santo Inácio os define como “todo modo de examinar a consciência, de meditar, de raciocinar, de contemplar; todo modo de preparar e dispor a alma, para tirar todos os afetos desordenados para buscar e encontrar a vontade divina”.

No encontro com os Jesuítas na Grécia, o papa Francisco destacou que “a verdade mais profunda é que o Senhor nos conduz à humilhação dos números para abrir a cada um o caminho ao 'terceiro grau de humildade', que é a única fecundidade jesuíta que vale a pena”.

“O terceiro grau de humildade é o objetivo dos exercícios. A grande revista científica não existe mais hoje. O que o Senhor quer dizer com isso? Humilhados, humilhados! Não sei se me expliquei. Temos que nos acostumar com a humilhação”.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF