Translate

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

HONRAR E REVERENCIAR A CASA COMUM COMO UM GRANDIOSO PRESÉPIO

redeexcelcior

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

No Natal de Cristo, a alegria da humanidade é compartilhada com toda a Criação. O Presépio, lugar de proteção e cuidado para os animais, foi o mesmo da manjedoura onde as criaturas comiam e saciavam suas necessidades. Não é somente sinal de pobreza, ou de uma simplicidade radical, mas de abrigo, refúgio, e porque não dizer de uma fraternidade cósmica.

O boi e o burro, segundo Isaías, reconheceram o seu Senhor e Criador, no entanto, os seus conterrâneos, especialmente a elite governante de Jerusalém, rejeitaram o Menino Deus. Pode acontecer conosco, também, que fiquemos apegados a um folclore sem vida, esquecendo onde Jesus nasce hoje. Escolher a Lapa, como lugar de nascimento, é mostrar a sua universalidade amorosa que restaura toda forma de vida com a ternura e misericórdia de um Deus que tem o prazer de salvar.

Compreendemos perfeitamente porque o anúncio gozoso dos Anjos aos pastores tinha que ser a céu descoberto, porque a luz e a bondade divinas são infinitas e seu esplendor chega a todos os seres e criaturas gerando a paz e harmonia que envolve a todos/as. O hino Noite Feliz se denomina, na realidade, Noite Silenciosa, pois foi no silêncio falante e pulsante de toda a Criação que nasceu, de Maria Santíssima, Jesus o Salvador.

Com o olhar admirado e surpreso dos pastores, saibamos reconhecer e louvar ao Deus pequeno que nos engrandece, como diz Santa Teresa, com a loucura do seu amor, abraçando a cada um de nós desde a manjedoura. Acreditar na encarnação é mais que montar um presépio e cantar músicas natalinas, é permitir que Ele continue com a presença dos pastores, cuidadores e jardineiros de hoje, a defender a vida como sagrada, reverenciando-a em todas suas criaturas, respeitando-a no ar, no clima, na água, nas florestas e em cada pessoa humana que desde o Natal se tornou irmão (ã) e filha do Pai das misericórdias.

Por um mundo novo que tenha o Presépio como inspiração e a São Francisco, o inventor desta devoção natalina, o paradigma e modelo de uma família humana justa, fraterna, bondosa e cuidadora da vida. Feliz Natal para todas as pessoas e criaturas filhas do Bom Deus!

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF