Translate

domingo, 12 de março de 2023

Por que a água do mar é salgado enquanto que a dos rios e lagos é doce?

Gota d'água no mar | Mega curioso
Por Maria Luciana Rincon
Por que a água do mar é salgado enquanto que a dos rios e lagos é doce?

Mesmo que você nunca tenha levado um belo de um caldo na praia ou se engasgado com um golão enquanto brincava com os amigos em um rio, você já deve ter ouvido mil vezes que a água do mar é salgada, enquanto que a de rios e lagos é doce, não é mesmo? Mas você sabe dizer por que é que existe essa diferença? A salinidade dos mares é resultado, em realidade, de diversos processos naturais, incluindo, entre eles, a chegada da água dos rios no oceano.

A água doce tem sua origem na chuva que cai sobre a superfície do planeta, abastecendo os rios, lagos e aquíferos que servem para “matar a sede” de humanos, animais e plantas. Esse ciclo ocorre de forma contínua e, cada vez que a água evapora e vai para a atmosfera na forma de vapor, quando ocorre a sua precipitação e ela volta a cair sobre a Terra, a chuva essencialmente não contém muitos sais em sua composição.

Chove chuva

Água do mar | Mega curioso

Mas, além de suprir esses corpos hídricos que mencionamos acima, a chuva também cai sobre rochas e sedimentos e, conforme essa água percorre a superfície do planeta, ela vai coletando minerais, nutrientes e outros elementos.

No caso da água de rios e lagos, a chuva reabastece esses corpos hídricos constantemente, não permitindo que eles se tornem salgados, embora eles também não sejam completamente desprovidos de minerais e sais. Por outro lado, a água dos mares coletam todos os minerais e sais transportados pelos rios que desembocam no oceano.

Era uma vez...

Água do mar | Mega curioso

Nos primórdios da Terra, quando os mares ainda eram “jovenzinhos”, suas águas eram apenas levemente salgadas. Contudo, com o passar do tempo, ou seja, ao longo de 4,5 bilhões de anos, conforme a chuva foi caindo sobre o planeta e percorrendo sua superfície — provocando a erosão de rochas —, essa água toda acabou transportando um bocado de sais e minerais até o oceano, tornando-o progressivamente mais salgado.

Além disso, assim como ocorre a evaporação de rios e lagos, esse processo também ocorre com o mar, provocando um aumento em sua concentração de sais e minerais. Isso sem falar em vulcões e outras estruturas que existem no fundo do oceano e que contribuem liberando mais sais e minerais nas águas. Aliás, dentro de alguns bilhões de anos, com todos esses processos acontecendo, pode ter certeza de que a composição do oceano será bem diferente da atual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF