Translate

terça-feira, 14 de março de 2023

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES (16/16)

O cristianismo e as religiões | Lausanne Movement

COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL

O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES

(1997)

IV. CONCLUSÃO:
 DIÁLOGO E MISSÃO DA IGREJA

114. Neste fim do segundo milênio, a Igreja está chamada a dar testemunho de Cristo crucificado e ressuscitado "até as extremidades da terra" (At 1,8), em amplos mundos culturais e religiosos. O diálogo religioso é conatural à vocação cristã. Inscreve--se no dinamismo da Tradição vivente do mistério da salvação, cujo sacramento universal é a Igreja; é um ato dessa Tradição.

115. Como diálogo da Igreja, tem sua fonte, modelo e fim na Trindade Santa. Manifesta e atualiza a missão do Logos eterno e do Espírito Santo na economia da salvação. Por seu Verbo o Pai chama todos os seres humanos do nada à existência, e é seu Sopro que lhes dá a vida. Por seu Filho, que assume nossa carne e é ungido por seu Espírito, dirige-se a eles como a seus amigos, "fala com eles na terra" e lhes revela "todo o caminho do conhecimento" (cf. Br 3,36-38). Seu Espírito vivificante torna a Igreja Corpo de Cristo, enviada às nações para anunciar-lhes a Boa Notícia da ressurreição.

116. O Verbo pode nos dar a conhecer ao Pai porque aprendeu tudo dele e consentiu em aprender tudo do homem. Assim, deve se dar na Igreja para aqueles que querem encontrar seus irmãos e irmãs de outras religiões e dialogar com eles. Não são os cristãos os enviados, mas a Igreja; não são suas idéias o que apresentam, mas a Cristo; não será sua retórica que tocará os corações, mas o Espírito Paráclito. Para ser fiel ao "sentido da Igreja", o diálogo inter-religioso pede a humildade de Cristo e a transparência do Espírito Santo.

117. A pedagogia divina do diálogo não consiste apenas em palavras, mas também em fatos; as palavras manifestam a "novidade cristã", a do amor do Pai, de que os fatos dão testemunho. Agindo assim, a Igreja se mostra como sacramento do mistério da salvação. Nesse sentido, o diálogo inter-religioso forma parte, segundo os tempos e os momentos fixados pelo Pai, da "preparação evangélica". Com efeito, o testemunho mútuo é algo" inerente ao diálogo entre pessoas de religiões distintas. O testemunho cristão, aqui, não é ainda o anúncio do evangelho, mas já é parte integrante da missão da Igreja, como irradiação do amor derramado nela pelo Espírito Santo. Aqueles que, nos diversos modos do diálogo inter-religioso, dão testemunho do amor de Cristo Salvador realizam, em nível da "preparação evangélica", o ardente desejo do Apóstolo: "ser 'liturgo' de Jesus Cristo, consagrado ao ministério [hierourgunta] do Evangelho de Deus, a fim de os pagãos se tornarem uma oferenda que, santificada pelo Espírito Santo, seja agradável a Deus" (Rm 15,16).

Fonte: https://www.vatican.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF