Translate

terça-feira, 21 de março de 2023

UNICEF e Água: 190 milhões de crianças em risco

Vista aérea da Escola Primária Mbunya em Lengabo, província 
de Ituri, República Democrática do Congo 

"A perda da vida de uma criança é devastadora para as famílias. Mas a dor aumenta quando a morte é evitável e causada pela falta de necessidades básicas que muitos consideram garantidas, como água potável, banheiros e sabão", disse Wijesekera.

De acordo com uma nova análise do UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, de 20 de março de 2023, 190 milhões de crianças em 10 países africanos correm maior risco de uma convergência de três ameaças relacionadas à água: água e saneamento inadequados, doenças relacionadas e riscos climáticos.

Criança toma banho no sudoeste de Camarões (Vatican News)

Segundo a análise do UNICEF, a tripla ameaça é mais grave no Benin, Burkina Faso, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Guiné, Mali, Níger, Nigéria e Somália, tornando a África Ocidental e Central uma das regiões com maior insegurança hídrica e climática do mundo. Muitos dos países mais afetados, especialmente no Sahel, também enfrentam instabilidade e conflitos armados, que agravam ainda mais o acesso das crianças à água potável e ao saneamento.

"A África está enfrentando uma catástrofe hídrica. À medida que os choques climáticos e relacionados à água se intensificam globalmente, em nenhum outro lugar do mundo os riscos aumentam tão rapidamente para as crianças", disse o Diretor de Programas do UNICEF, Sanjay Wijesekera. “Tempestades devastadoras, inundações e secas históricas já estão destruindo estruturas e casas, contaminando os recursos hídricos, criando crises de fome e espalhando doenças. Mas por mais difíceis que sejam as condições atuais, sem ação urgente o futuro pode ser muito mais sombrio”.

Criança toma banho no sudoeste de Camarões (Vatican News)

A análise global - que examinou o acesso domiciliar à água e saneamento, o vínculos das mortes à água e ao saneamento entre crianças menores de cinco anos, e a exposição a riscos climáticos e ambientais - revela onde as crianças estão mais ameaçadas e onde o investimento em soluções para evitar mortes ​​é urgentemente necessário.

Nos 10 países mais afetados, quase um terço das crianças carece de acesso a pelo menos serviços básicos de água em casa e dois terços carecem de saneamento básico, como banheiros. Um quarto das crianças não tem escolha a não ser praticar a defecação ao ar livre. A higiene das mãos também é limitada: três quartos das crianças não podem lavar as mãos devido à falta de água e sabão em casa.

Como resultado, esses países também são aqueles com a maior carga de mortes infantis por doenças causadas por água e saneamento inadequados, como doenças diarreicas. Por exemplo, 6 em cada 10 países enfrentaram surtos de cólera no ano passado. Globalmente, mais de 1.000 crianças menores de cinco anos morrem todos os dias de doenças relacionadas à água e ao saneamento, e cerca de 2 em cada 5 vivem nesses 10 países de maior risco.

Uma estação de lavagem de mãos em frente à escola Hanti Goussou,  em Niamey, no 
Níger, usada no primeiro dia de aula após meses de fechamento da escola (Vatican News)

Esses países também estão entre os 25% dos 163 países do mundo com maior risco de exposição a ameaças climáticas e ambientais. Temperaturas mais altas – que aceleram a reprodução de patógenos – estão subindo 1,5 vezes mais rápido do que a média global em partes da África Ocidental e Central. Os níveis das águas subterrâneas também estão caindo, forçando algumas comunidades a cavar poços com o dobro da profundidade de apenas uma década atrás. Ao mesmo tempo, as chuvas tornaram-se mais erráticas e intensas, levando a inundações que contaminam os já escassos recursos hídricos.

Todos os 10 países identificados são classificados pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) como frágeis ou extremamente frágeis, e as tensões do conflito armado em alguns países ameaçam desfazer o progresso em direção à segurança da água e do saneamento. Em Burkina Faso, por exemplo, os ataques a instalações de abastecimento de água se multiplicaram como tática para desalojar as comunidades. Em 2022, 58 pontos de abastecimento de água foram atacados, contra 21 em 2021 e 3 em 2020. Com isso, mais de 830 mil pessoas – mais da metade delas crianças – perderam o acesso à água potável no último ano.

A nova análise está sendo apresentada antes da Conferência da Água da ONU de 2023, a ser realizada em Nova York de 22 a 24 de março. Líderes mundiais, organizações de partes interessadas e outros participantes se reunirão pela primeira vez em 46 anos para revisar o progresso feito na garantia de acesso à água e saneamento para todos. Na conferência, o UNICEF pede:

Clarisse, 10, aluna de uma escola primária apoiada pelo UNICEF em Beni, mostra a seus
colegas como lavar as mãos corretamente (Vatican News)

- Um rápido aumento no investimento no setor, inclusive por meio do financiamento climático global.

- Fortalecer a resiliência climática do setor de água e saneamento e das comunidades.

- Priorizar as comunidades mais vulneráveis ​​nos programas e políticas de água e saneamento.

- Aumentar sistemas, coordenação e capacidades eficazes e verificáveis ​​para fornecer serviços de água e saneamento.

- Implementar o SDG6 Global Accelerator Framework da UN-Water e investir nos principais aceleradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF