Translate

quinta-feira, 23 de março de 2023

Via - Sacra

Via - Sacra | catequizar

VIA – SACRA

Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP) 

Textos inspiradores: Então, Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir em meu seguimento, renuncie a si mesmo, pegue sua cruz e siga-me” (Mt 16,24). “Pois resolvi nada saber entre vós, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado”, escreveu São Paulo (1Co 2,2). “Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos… Mas, para nós, Ele é o Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus” (1Co 1,23-25). 

1º Ao falarmos da via-sacra, não podemos desvinculá-la da cruz e nem esta, do amor de Cristo, por nós. Ele não nos salvou por decreto divino: encarnou-se. Assumiu nossa natureza humana, em tudo igual a nossa, menos no pecado. Jesus não brincou de salvar-nos. Mostrou-nos que, quem ama mesmo, vai até às últimas consequências: até à morte, na cruz ou através de outra forma, não excluso o martírio. A cruz mostrou toda a maldade do pecado: rejeição de Deus… ou blasfêmia contra Ele. Jesus não foi obrigado pelo Pai, a assumir cruz. Não foi um carrasco para o Filho. Foi e continua sendo Pai. Nossa salvação foi ato Trinitário. O crucificado foi Jesus Cristo, mas o ato salvífico foi das três pessoas trinitárias. 

2º Jesus veio fundar o Reino de Deus. não uma empresa religiosa. Mandou obedecer ao Pai e evangelizar, peregrinando pelo mundo. (Mt 28,19-20). Não prescreveu tudo, nos mínimos detalhes, mas enviou o Espírito Santo para completar Sua obra. Além disso, deixou Pedro como o Primaz. (Mt 16,18-19; Jo 21,15-19). A organização da Igreja foi acontecendo aos poucos. Ademais, os apóstolos não eram intelectuais, mas pescadores, que se tornaram pastores. Mandou-os evangelizar e orar. Mais: pediu-lhes que fossem fiéis, até o fim. Foram. 

3º Via-sacra. É um comovente exercício de piedade cristã. A cruz, instrumento imposto a Jesus, para nossa salvação, foi sendo, aos poucos, descoberta, em sua importância, pelos fiéis. A Via-sacra consiste então, em rezando meditar os diversos passos da caminhada de Cristo, para o calvário. São 14 estações. Refazem de certo modo a caminhada de Jesus Cristo, do Pretório de Pilatos, até ao monte calvário, carregando nossa cruz. Participar da via-sacra, não deixa de ser, um grande exercício de piedade cristã. Recordar é viver. Viver, como cristão, é seguir Jesus Cristo: e este crucificado. A via-sacra é de modo especial, vivenciada na quaresma, como tempo de preparação para a Páscoa, o acontecimento maior do cristianismo (Ressureição). O Papa a realiza na quarta-feira Santa, no coliseu de Roma. 3.1 A devoção da via-sacra nasceu na idade média. É veneração e não adoração da cruz e nem simples exaltação do sofrimento. A adoração se dirige a Cristo, que crucificado, morreu e ressuscitou. Essa devoção se estendeu à toda Igreja, no século XV. No século XVII, se fixou em 14 o número de estações. Nos tempos atuais, se acrescenta a décima quinta: a Ressureição. De fato, de nada teria adiantado Cristo morrer, se morrendo, não ressuscitasse. Não seguimos um vencido, um derrotado, mas um vencedor. Jesus não foi um mero sentenciado. Ele assumiu um programa: uma missão. Foi fiel. 

4º É preciso, por isso, participar da via-sacra, sem cair no dolorismo. Cristo sofreu e nós na vida sofreremos, querendo ou não. Não encontramos, apenas, cruzes em nossas rodovias, mas também em nossas próprias vidas. A pós-modernidade não gosta de refletir sobre a morte: a finitude humana. Por isso, constatamos, mormente na Europa, a presença do sentimento de angústia, quando não de desespero na existência. Nós cristãos, também, percebemos um mistério na realidade da morte, tal qual experenciamos. Mas, para nós, ninguém chega à casa do Pai, sem passar pela morte. Não precisamos ter pressa de morrer, mas sim de entrarmos, mais profundamente, no mistério do sofrimento que circunda nossas vidas. Boas reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF