Translate

sábado, 18 de março de 2023

São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Doutor da Igreja

batendo
18 de março
São Cirilo de Jerusalém

Famoso por seu catecismo.

São Cirilo nasceu no ano 315 em uma cidade perto de Jerusalém. Seus pais eram cristãos e tiveram o cuidado de lhe dar uma excelente educação. Em consequência disso, foi um grande conhecedor das Sagradas Escrituras e das Humanidades , e um grande comunicador da fé .

Isso o tornou um Padre Grego e Doutor da Igreja, por sua profundidade teológica e sua mestria na transmissão da fé.

Foi ordenado sacerdote e incumbido de formar catecúmenos , tarefa que desempenhou durante anos.

Mais tarde seria Bispo e Arcebispo de Jerusalém.

Lutando contra a heresia do arianismo, foi banido cinco vezes na época dos imperadores Constantino e Valente. No total, uma sentença de dezesseis anos.

Dele conservamos 18 discursos catequéticos (chamam-se Catequeses de São Cirilo ), um sermão, a carta ao imperador Constantino e alguns textos fragmentários. Os textos catequéticos não foram escritos por ele, mas por alguém que rapidamente transcreveu o que São Cirilo pregava.

Fragmento da Catequese II de São Cirilo: Convite à conversão

«Então, dirá alguém, perecemos enganados? não haverá salvação? Caímos, podemos nos levantar? (Jr 8,4). Ficamos cegos, podemos recuperar nossa visão? Estamos mancando, não há esperança de andarmos corretamente? Direi em resumo: não podemos nos levantar depois de cair? (cf. Sl 41,9) Será que aquele que ressuscitou Lázaro, com mau cheiro de quatro dias (Jn 11,39), não ressuscitará também a ti vivo? Aquele que derramou seu precioso sangue por nós nos livrará do pecado para que não desistamos de nós mesmos (cf. Ef 4,19)11, irmãos, caindo em estado de desespero.

É ruim não acreditar na esperança da conversão. Quem não espera a salvação acumula o mal sem medida; mas aquele que espera a cura é facilmente misericordioso consigo mesmo. Da mesma forma, o ladrão que não espera ser divertido chega à insolência; mas se espera o perdão, muitas vezes acaba fazendo penitência.

Se até uma cobra pode trocar de pele, não devemos adiar o pecado? Também a terra que produz espinhos torna-se fértil se for cuidadosamente cultivada: podemos obter novamente a salvação? A natureza é, então, passível de recuperação, mas para isso é necessária a aceitação voluntária.

Deus ama os homens, e não em pequena medida. Não digas então: fui fornicador e adúltero, cometi grandes crimes, e isto não só uma vez, mas com muita frequência. Ele vai me perdoar ou vai se esquecer de mim? Ouça o que diz o salmista: "Quão grande é a tua bondade, Senhor!" (Sl 31,20).

Os pecados acumulados não superam a multidão das misericórdias de Deus. Suas feridas não podem exceder a experiência do médico supremo. Simplesmente entregue-se a ele com fé; informe ao médico sua doença; Diga você também com Davi: "Sim, confesso minha culpa, estou triste por meu pecado" (Sl 38:19). E em ti se cumprirá também o que foi dito: «E tu perdoaste a malícia do meu coração» (Sl 32,5)».

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF