Translate

domingo, 26 de março de 2023

Cristo é uma parte presente da realidade

A Sagrada Eucaristia | ofielcatolico
Arquivo 30Dias - 12/1998
Por Dom Luigi Giussani

Cristo é uma parte presente da realidade

Mensagem de Mons. Dom Giussani a sete mil universitários reunidos em Rimini para exercícios espirituais.

“Viver a realidade”: assim foi dado o tema a estes exercícios.

Mas Cristo, como podemos concebê-lo e viver relações com ele? É uma realidade: Cristo também é uma realidade, faz parte do real.
Se Cristo está, onde está, qual é o caminho até ele: é a questão culturalmente mais importante sobre o passado.
A resposta da história foi e é a Igreja, isto é, aquele lugar que desde o início manteve fielmente o reconhecimento do que é Jesus de Nazaré e a concepção moral da vida que dele deriva. Mas o profeta Jeremias fala de um desastre em que se dissolve a própria unidade do povo judeu: ele não reconhece o Messias atual. Jeremias conclui: «Por isso cairão com as outras vítimas. Na hora do castigo, eles serão prostrados."

A história é feita de alternâncias dramáticas: os pontos objetantes parecem se expandir mais do que os do passado.
Sua prevalência é estatisticamente a observação mais amarga e dramática que um cristão autêntico pode fazer precisamente sobre a situação da Igreja.
Hoje o fato de que Cristo existe – quem é, onde está, que caminho ir até ele – é experimentado por poucos, quase um remanescente de Israel, e mesmo estes muitas vezes infiltrados ou bloqueados pela influência da mentalidade comum . No entanto, da Igreja vem esta palavra, repetida por dois mil anos: "Aos desanimados digam: Coragem! O Senhor nosso Deus está vindo”. Coragem! Entrei na escola pela evidência desse fato ou, como já disse, desse acontecimento.

Obedeci, como resposta clara e cada vez mais razoável da Igreja e, portanto, de todos aqueles que tornam presente aquele grande acontecimento. Assim minha vida cresceu em paz. Desejo-vos, com a força de um grande afecto e com a consciência do esforço necessário para uma abertura à verdade, que o Espírito de Jesus vos comprove de forma persuasiva o que me fez de persuasão. Tens a simplicidade da "realidade viva", da qual Cristo, como disse, é parte presente. (OI! Palavras introdutórias de Dom Luigi Giussani aos Exercícios Espirituais dos universitários de Comunhão e Libertação, Rimini, 12 de dezembro de 1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF