Translate

quinta-feira, 9 de março de 2023

Maior estudo já feito revela o impacto da caminhada na prevenção da morte precoce

Bignai | Shutterstock
Por Cerith Gardiner

Cientistas da Universidade de Cambridge revelam como apenas 11 minutos de caminhada por dia podem melhorar seriamente a expectativa de vida.

Um alerta para quem não gosta muito de se exercitar: um estudo feito por renomados cientistas comprovou os benefícios da caminhada e a importância da atividade na prevenção da morte prematura.

No estudo, que reuniu informações de 196 artigos revisados ​​​​e contou com 30 milhões de participantes divididos em 94 grupos, os pesquisadores conseguiram verificar que apenas 11 minutos de caminhada rápida por dia podem prevenir uma em cada 10 mortes precoces. A informação é do jornal The Guardian.

A pesquisa mostrou também que, se os indivíduos realizarem 75 minutos de exercícios moderados semanais, eles têm ainda mais chances de evitar a morte precoce. E a boa notícia: isso é metade dos 150 minutos de exercício recomendados pelo Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha.

“Se você é alguém que acha a ideia de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana um pouco assustadora, então nossas descobertas devem ser boas notícias”, compartilhou o Dr. Søren Brage, da unidade de epidemiologia do Conselho de Pesquisa Médica de Cambridge. “Fazer alguma atividade física é melhor do que não fazer nada. Essa também é uma boa posição inicial – se você achar que 75 minutos por semana é administrável, tente intensificá-los gradualmente até a quantidade total recomendada”, afirmou o especialista.

A pesquisa descobriu que dançar, caminhar, andar de bicicleta ou jogar tênis – exercícios que aumentam a frequência cardíaca, mas ainda permitem que você fale – também podem contribuir para a longevidade.

Segundo o estudo, destinar 11 minutos do seu dia à atividade física pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer em 7%, doenças cardiovasculares em 17% e diminuir as chances de morte precoce em até 23%. (Mais fatos e números estão disponíveis no British Journal of Sports Medicine.)

O professor James Woodcock, da Universidade de Cambridge, também acrescentou: “O que descobrimos é que há benefícios substanciais para a saúde do coração e redução do risco de câncer, mesmo que você consiga administrar apenas 10 minutos todos os dias”.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF