Translate

quarta-feira, 15 de março de 2023

O santo que adorava bater na porta do sacrário

© Luis Andrade | Shutterstock
15 de março
São Clemente Hofbauer

Ele também viveu os horrores da guerra, foi um bom pregador e criou uma grande obra missionária.

São Clemente Hofbauer , cujo nome de batismo era Johannes (João) Hofbauer, nasceu em 26 de dezembro de 1751, em Tasswitz, República Tcheca. O pai dele morreu quando Clemente tinha só seis anos de idade. Sua mãe, então, segurou um crucifixo diante dele e disse-lhe: “De agora em diante, Ele é seu pai. Cuide para que você nunca o aflija pelo pecado”. Clemente levou essas palavras em seu coração para o resto da vida.

KLEMENS MARIA HOFBAUER
joergens.mi/Wikipedia | CC BY-SA 4.0

Como era muito pobre, não tinha condições de fazer os estudos eclesiásticos. Quando trabalhava em uma famosa padaria de Viena, conheceu duas senhoras, que se ofereceram para pagar pelos seus estudos.

Devoção ao Rosário e ao Santíssimo

Clemente foi um grande devoto de Nossa Senhora. Quando criança, rezava o Rosário todos os dias com sua família. Depois, ficou conhecido como o “padre que benzia terços”. Em um mosteiro, recebeu o nome de Clemente Maria, seguindo sua devoção à Mãe de Jesus.

Clemente também ficou conhecido por sempre visitar o sacrário e bater na porta dele para dizer a Jesus que ele estava ali. Rompeu, assim, as barreiras de qualquer espiritualidade baseada no medo ou na escravidão.

Pregações e Missão

São Clemente também foi um grande pregador. Ele falava de um jeito que as pessoas pudessem reconhecer os seus pecados, experimentar a bondade de Deus e viver conforme a vontade divina. No confessionário, ouvia os pecados dos penitentes, dizia-lhes palavras de encorajamento e pedia perdão a Deus por eles.

Na Polônia, criou a igreja de São Beno, e realizou um grande trabalho de missões. A igreja tinha uma intensa programação de pregações, instruções, confissões e devoções todos os dias. Isso atraiu multidões, que mal cabiam dentro da igreja. Ele fundou também um orfanato para meninos e meninas. A atividade começou em 1787 e continuou até 1808, quando Napoleão Bonaparte fechou a igreja e dispersou a comunidade.

Os Redentoristas foram expulsos de Varsóvia na Polônia, numa época de grande restrição à religiosidade. São Clemente vivenciou o período posterior à Revolução Francesa e, com a expansão liderada por Napoleão Bonaparte, todos os Redentoristas tiveram que ir para o exílio, em 1808. A igreja de São Beno foi fechada e os quarenta redentoristas que lá moravam foram presos por um mês, até ser dada a ordem para cada qual voltar para seu país.

Em Viena, depois de trabalhar com os soldados feridos pela guerra de Napoleão, Clemente trabalhou em uma paróquia para italianos e depois foi capelão das Irmãs Ursulinas. Nesses anos, atraiu a atenção de muitos intelectuais e estudantes, além de pessoas ricas e artistas. Também ali chegou a ser proibido de pregar e foi ameaçado de expulsão. No entanto, o Papa Pio VII soube de seu zelo apostólico e, no lugar de um decreto de expulsão, por uma questão política, emitiu um decreto de fundação da primeira comunidade redentorista na Áustria. Isso ocorreu às vésperas de sua morte. São Clemente morreu com seu sonho sendo realizado

Com informações de A12.com

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF