Translate

quinta-feira, 16 de março de 2023

Santos Hilário e Taciano

SS. Hilário e Taciano | elpandelospobres
16 de março
Santos Hilário e Taciano, mártires de Aquileia

Documentos antigos testemunham o martírio do bispo Hilario e do diácono Tatian em 16 de março de 284. Suas relíquias, primeiro guardadas em Aquileia, foram transferidas para Grado por medo dos longobardos. Uma igreja, depois uma catedral, foi dedicada a eles na cidade de Gorizia, da qual são patronos.

Martirológio Romano: Em Aquileia, no território de Veneza (Itália), santos mártires Hilário, bispo, e Taciano, diácono ( † c.284).

Curta biografia

Hilário de Aquileia foi educado desde a infância no cristianismo. Renunciou ao comércio com o mundo para se dedicar ao estudo das Sagradas Escrituras. Ele foi ordenado diácono e mais tarde, por insistência de seus companheiros cristãos, foi consagrado bispo. Ele governou seu rebanho com sabedoria e prudência, foi ele quem ordenou um discípulo seu, chamado Taciano, como diácono para ajudá-lo em seu ministério.

César Numeriano emitiu um decreto que obrigava os cristãos a adorar ídolos. Beronio, prefeito da cidade, encarregou-se de sua execução. Por instigação de um certo Monofanto, sacerdote dos ídolos, Hilário e seu diácono Taciano foram os primeiros a comparecer perante o prefeito.

Eles foram informados de que deveriam obedecer às ordens do imperador:

“Desde a minha infância, disse Hilário a Beronio, aprendi a sacrificar ao Senhor, ao Deus Vivo, e adoro incessantemente a Jesus Cristo, seu Filho. Mas aos demônios vaidosos e ridículos que vocês chamam de deuses e não são, não ofereço nenhum sacrifício.

Beronio tentou em vão subjugá-lo com ameaças; não surtiram efeito. Sem sucesso, ele conduziu Hilário diante da estátua de Hércules em seu suntuoso templo. O bispo não tinha nada além de desprezo e desdém por aqueles deuses feitos pelas mãos dos homens e que não podiam falar nem andar.

Então, Beronio o fez despir-se e açoitá-lo com varas. Em seguida, ele o estendeu sobre o cavalete e seus lados foram rasgados com ganchos até que as entranhas aparecessem. Hilário não parava de cantar hinos ao Senhor em meio à tortura. Beronio ordenou que as torturas fossem multiplicadas e variadas. Mais tarde, ele o trancou em uma prisão para aplicar ainda mais tormento.

No dia seguinte, denunciaram Taciano, diácono do bispo Hilário, ao prefeito. Taciano teve que comparecer perante Beronio, mas todas as tentativas de fazê-lo sacrificar aos deuses foram igualmente infrutíferas. Os mesmos tormentos aplicados a Hilário, foram renovados em sua pessoa.

Ao encontrar Hilário na prisão, saudou-o com alegria e os dois oraram juntos para que o Senhor confundisse os que adoravam ídolos. Uma terrível tempestade irrompeu na cidade e aterrorizou os pagãos de Aquileia. Muitos morreram com o mero choque.

O templo de Hércules desabou no chão. Beronio deu ordem para decapitar Hilário e Taciano, a pedido dos sacerdotes dos ídolos. Outros cristãos que também haviam sido presos em nome de Cristo foram imolados com eles.

Todos morreram em 16 de março. No dia seguinte, o clero e os fiéis obtiveram autorização para recolher seus corpos e sepultá-los com honras fora dos muros da cidade.

Alban Butler (†)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF