Translate

sexta-feira, 10 de março de 2023

São José: o homem que se lança na Providência Divina

Sidney de Almeida | Shutterstock
Por Hozana

Como encontrar em São José um modelo para toda a sua vida.

São José foi contemplado por Deus para que colaborasse com sua obra de salvação. Edifica-nos ver nele, sua docilidade e entrega total aos desígnios do Senhor. São José, não possuía nenhuma segurança humana quando recebeu o encorajamento do anjo para acolher Maria como sua esposa ( Cf. Mt 1, 20), teve apenas um sonho. No entanto, seguiu adiante em total confiança, mesmo nos momentos mais difíceis. E dentre tantas maravilhas, nunca foi desamparado por Deus. O Senhor sempre providenciou e cuidou dele, de Maria e do Menino Deus.

Como está a sua confiança em Deus, sobretudo nos momentos de sofrimento? Quantas mortes, inseguranças, medos assolam o coração humano? Realmente estamos em tempos de provação! Porém, a Palavra de Deus nos é muito clara: “(…) buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas” (Mt 6, 33-34).

O Senhor nos convida hoje, a renovar mais uma vez nossa confiança n’Ele! Como São José, o Senhor quer manifestar sua Providência em nossas vidas, nas realidades mais diversas do nosso cotidiano. Porém, precisamos priorizar a busca do Reino de Deus em nossa vida. O Senhor coloca uma condição para que Ele possa agir e intervir em nossa história: buscar em primeiro lugar o Reino de Deus. Foi exatamente isso que fez São José! Aquele que busca em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, verá grandes manifestações do Senhor em sua vida.

Não importa o que você tem passado: “Se, em determinadas situações, parece que Deus não nos ajuda, isso não significa que nos tenha abandonado, mas que confia em nós com aquilo que podemos projetar, inventar, encontrar” (Cf. Carta Apostólica Patris Corde do Papa Francisco, n. 5). Basta olharmos para nossa história pessoal, familiar etc. nos momentos mais delicados, Deus se manifestou e nos deu a vitória (Cf. Rm 8, 37-39).

Firmemos nossa vida na Palavra de Deus como o fez São José. Olhemos para os santos, pois eles nos ajudam “a tender à santidade e perfeição do próprio estado. A sua vida é uma prova concreta de que é possível viver o Evangelho” (Cf. Carta Apostólica Patris Corde do Papa Francisco, n. 7). 

Em São José encontramos um modelo para toda a nossa vida. Pela confiança e fé, ele respondeu à fidelidade de Deus para com seu povo, ajudou Maria, participou na obra de salvação pela educação humana de Jesus, e foi fiel até a morte à sua humilde paternidade. Podemos e devemos confiar as nossas vidas, dores e angústias a este grande santo. Quero fazer um convite para você, na proximidade da Festa de São José escolha e faça com muita fé e confiança uma novena em sua honra.

Na rede social de oração Hozana, você encontrará a novena São José: modelo de vida, animada pelos padres Salvistas. Não perca tempo e inscreva-se agora mesmo clicando aqui! Confiemos no patrocínio de São José, o casto esposo de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Que se torne uma tradição irmos a ele como Nosso Pai e Protetor. 

Pe. Jucemar Maria da Cruz, sjs, superior geral dos Salvistas, pelo Hozana

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF