Translate

terça-feira, 28 de março de 2023

A Virgem Maria poderia ter dito não ao plano de Deus?

Fred de Noyelle / Godong
Por Morgane Afif

Maria era realmente livre para aceitar o projeto de Deus para ela? Ela poderia ter dito não a Deus quando o anjo Gabriel foi visitá-la?

“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.”

(Lc 1, 38)

A resposta de Maria ao anjo Gabriel, que veio anunciar-lhe que dela nasceria o filho de Deus, foi definitiva. À vontade do Senhor, Maria responde com o “fiat”, o sim completo e irrevogável. Mas ela realmente tinha escolha? 

“‘Deus enviou o seu Filho’ (GI 4, 4). Mas, para Lhe ‘formar um corpo’, quis a livre cooperação duma criatura. Para isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe do seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré, na Galileia, ‘virgem que era noiva de um homem da casa de David, chamado José. O nome da virgem era Maria’ (Lc 1, 26-27)”.

CIC, 488

Então Maria foi predestinada para se tornar a Mãe do Salvador. Essa predestinação, ou seja, o fato de ter sido, literalmente, “reservada antecipadamente”, por tudo isso a privou de sua liberdade? 

Assim o esclarece o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX na sua bula Ineffabilis Deus: “A Santíssima Virgem Maria foi, no primeiro momento de sua concepção, por uma graça e favor singular de Deus Todo-Poderoso, em vista dos méritos de Jesus Cristo Salvador da raça humana, preservada intacta de toda mancha de pecado original.”

Portanto, Maria, desde o ventre, esteve inteiramente voltada para o Senhor e entregue à Sua vontade. Assim, Maria consentiu livremente com a vontade de Deus durante a Anunciação.

“O Pai das misericórdias quis que a aceitação, por parte da que Ele predestinara para Mãe, precedesse a Encarnação, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida”.

CIC, 488

“Eis a serva do Senhor”

A atitude fundamental da Ancilla Domini (serva do Senhor) perpassa todos os momentos da sua relação com Jesus, desde a alegria até à cruz. É através da aceitação total e incomensurável da vontade divina que Maria abraça o projeto de Deus.

 Isso é parcialmente justificado por Gertrud von Le Fort em Die ewige Frau [A Mulher Eterna] que examina o papel simbólico das mulheres: “Onde quer que haja auto-sacrifício, vê-se irradiar o mistério da mulher eterna”.

Além disso, “ao anunciar que daria à luz ‘o Filho do Altíssimo’ sem conhecer um homem, em virtude do Espírito Santo (cf. Lc 1, 28-37 ), Maria respondeu com ‘a obediência da fé’, certa de que “para Deus nada é impossível”.

 Assim, dando o seu consentimento à palavra de Deus, Maria tornou-se Mãe de Jesus e, desposando de todo o coração, sem que nenhum pecado a contivesse, entregou-se inteiramente à pessoa e à obra do seu Filho. 

O “fiat” mariano, um perfeito “sim” dirigido a Deus

O “fiat” de Maria não é outro senão o “sim” perfeito, que significa em hebraico [אמן] o Amém da verdade provada. É também a sutura onde a fraqueza do gênero humano adere total e misteriosamente à força divina. 

Essa aceitação se desenvolve no silêncio da Virgem que “guarda tudo isso no coração” ( Lc 2, 51). Maria procede da Salvação divina, e é pelo seu “sim” que o Filho de Deus se faz carne. Liberta do pecado original que a escraviza e impede de se entregar totalmente a Deus, Maria pode entregar-se inteiramente ao convite do Senhor para participar, na sua carne, no mistério da Salvação. É precisamente essa liberdade, isto é, esta união perfeita com o Criador, que a torna livre, inteiramente livre, para aceitar ou recusar aderir à Sua Vontade. 

E é precisamente porque Maria é livre que ela pode, consequentemente, pronunciar o seu “fiat ”, pois só é livre quem se entrega a Deus. Isso é o que justifica o fato de ela abraçar total e irrevogavelmente o desígnio do Senhor, mesmo ao pé da Cruz, oferecendo também o seu Filho pela Salvação do mundo.

A Anunciação à Santíssima Virgem Maria.
Renata Sedmakova | Shutterstoc


Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF