Translate

domingo, 26 de março de 2023

Dom Antonio de Marcos é apresentado como novo Bispo Auxiliar de Brasília

Apresentação de Dom Antonio Marcos | arqbrasilia

Dom Antonio de Marcos é apresentado como novo Bispo Auxiliar de Brasília

Na manhã de hoje, 25 de março, o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cesar Costa presidiu a Santa Missa Solene de Apresentação do novo Bispo auxiliar de Brasília, Dom Antonio de Marcos. A celebração aconteceu na Catedral Metropolitana de Brasília. Estiveram presentes Dom Raymundo Cardeal Damasceno, vigário geral da Arquidiocese, do Bispo auxiliar, Dom José Aparecido, Bispo auxiliar, Dom Marcony Vinícius, Arcebispo Militar do Brasil, Mons. Denilson Geraldo, bispo eleito auxiliar, diáconos, religiosos, seminaristas e toda a comunidade.

Durante a celebração, Dom Paulo Cezar destacou o importante do trabalho da igreja na vida das pessoas, principalmente daqueles mais necessitados, e fez questão de acolher o novo Bispo auxiliar, Dom Antonio de Marcos: ”Sinta que Brasília agora é sua cassa, sinta que aqui é sua família, estamos todos aqui apara te acolher, para que você se sinta em casa, que você possa servir a igreja se sentindo em casa. Um homem que quer servir,  quer fazer da sua vida um dom de amor, um dom de serviço. Olhe sempre para Maria, a tenha sempre como a servidora da excelência, como esse grande exemplo de vida.”

Já Dom Antonio de Marcos reiterou seu comprometimento em ajudar  naquilo que aprouver a Vontade de Deus e o mandato da sua Santa Igreja. ”Se somos pares no mesmo grau da Graça, recebendo eu de suas mãos a sucessão apostólica, faço-me, antes, servo vosso. Do mesmo modo, eminência, coloco-me, embora irmão vosso, a serviço da pastoral dessa Arquidiocese. Estou em suas mãos, porque sei e confio plenamente que, antes de tudo, vossa eminência está nas mãos de Deus. Nossa missão é, convosco, assim nos comprometemos, construir unidade, comunhão e participação pela libertação e salvação do povo de Deus.”

Confira o discurso de Dom Antonio de Marcos (Parte). 

Peço a licença a cada um para saudar à

Sua Eminência Reverendíssima, Dom Paulo Cezar Cardeal Costa, Arcebispo Metropolitano desta tão querida arquidiocese, que nos acolhe em sua Catedral, presidindo essa belíssima celebração;

(***)

Eu que não almejara senão ganhar um pequeno povo, que me fizera tanta falta nos anos em que fui reitor, ganhei a missão e o mandato apostólico de auxiliar Dom Paulo Cardeal Costa na condução desse enorme povo da tão querida e importante arquidiocese de Brasília. Confesso-vos que, aflito, pensei que não chegaria aqui. Mas, agora que estou entre vós, repito insistente o que escolhi por lema para o meu ministério: “Teu povo é o meu povo”. Em minha ordenação episcopal, há exatamente um mês atrás, em horário símile a esse, sua eminência, o Cardeal Costa, dizia em seu brilhante sermão que somos pastores-rebanho, porque apascentamos o rebanho do único Pastor, Nosso Senhor. É isso que almejo e a isso me comprometo diante de nosso irmão no episcopado, o Arcebispo dessa grei tão numerosa: dar razões à fé, isto é, auxiliá-lo a orientar o rebanho ao único redil de Nosso Senhor. Não anseio outra coisa, senão ser promotor, convosco, da unidade e da sinodalidade. Unidade essa que só se constrói pelo Divino Espírito Santo, dos quais somos instrumentos.

Nesta manhã, celebramos a anunciação do Arcanjo à Santíssima Virgem Maria. Ao FIAT de Nossa Senhora, Nosso Senhor encarnou-se em seu ventre. Não foi mágica, não foi ilusão, não é história: é mistério! Esse mistério sublime de Deus que se encarna no seio duma Virgem, Sua criatura. A Segunda Pessoa Adorável da Santíssima Trindade, sendo pessoa divina, quis fazer-se pessoa humana, e encarnou-se no dia de hoje. A vida estava lá, desde o exato segundo do assentimento de Nossa Senhora, Deus fez-se homem. Hoje chego nessa arquidiocese, não como seu pastor, mas como auxiliar dele. Hoje chego nessa importante capital, nesse distrito, no Grande Paço Nacional, para fazer o que aprendemos de Nossa Senhora no evangelho de hoje: “Eis aqui a serva, o servo, do Senhor.”

Não vim para fazer minha vontade, não vim para adequar-vos aos meus desejos, não vim parar galgar mais altos degraus. Vim, simples e obedientemente, para fazer a Vontade de Deus.

(***)

A Vontade de Deus é Boa, Justa e Verdadeira, conferindo-nos sentido e Beleza. Se Santo Agostinho já dissera que “se me amedronta o que sou para vós, consola-me o que sou convosco”, não há outra explicação pelo nome que recebemos da Graça Baptismal: cristãos. Servidores de Cristo; Arautos de sua Boa-Nova; Companheiros em sua caminhada; apóstolos e discípulos, enfim: novo Povo de Deus, servos de sua vontade amorosa. Que ao chegar a aurora do amanhecer do novo mundo, quando vier Nosso Senhor em sua glória, encontre-nos, Ele, disponíveis e recolhidos num constante cantar, num hino sem fim, numa prontidão Marial que, a cada batida do coração, diz a Deus: “Amo-Vos, Adoro-Vos, Busco-Vos: Eis aqui seu servo, faça-se o Teu Querer Supremo”.

(***)

A cada um de vós, entre os quais temos os presbíteros, diáconos, religiosos, seminaristas, autoridades civis, pais e mães, catequistas, missionários, e toda a ordem de vocações no coração da Igreja faço esse convite: disponibilidade ao Pastor. Disponibilidade ao apelo e mandato de Deus. Sejamos servos, humildes, entregues, prontos, disponíveis. De que forma o faremos? “Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra!” Amemos, interpelo-vos, à Palavra de Deus. Leiamos, rezemos, ouçamos, vivamos, procuremos, estejamos sedentos a essa Palavra de Salvação, Palavra de Vida, Palavra de Redenção.

Dando afetuoso preito de gratidão e amor à Diocese de São Carlos, que desde a fonte baptismal me tem acompanhado, hoje, membro do Colégio Episcopal, faço-me convosco, povo arquidiocesano de Brasília, servidor de Cristo. Estou convosco, estou no meio de vós, sou, a partir de agora, membro de vossa família de almas porque escolhi dizer a Deus o SIM, e repetir insistente em meu temeroso e receoso coração: “Teu povo é o meu povo”, Senhor. Assim seja! Obrigado!

 Missa Solene de apresentação novo Bispo Auxiliar de Brasília

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF