Translate

sábado, 3 de junho de 2023

A história de Absalão: quando a conivência com o crime leva à tragédia

Rei Davi | Public Domain

Por Pe. José Eduardo

"Não há como curar uma ferida sem tratá-la pela origem."

Uma das histórias mais intrigantes do Velho Testamento é a de Absalão. O drama começa com uma situação muito desumana: Amnom, primogênito de Davi, violentou uma de suas meio-irmãs, Tamar.

O irmão dela, Absalão, esperava que o pai fizesse justiça à princesa, a qual morou em sua casa por dois anos, durante os quais Davi não a chamou sequer para um beijo. Absalão casou, teve uma filhinha, em quem pôs o nome da irmã. Davi ficou inerte e Amnom passava impune por tudo isso, sendo ele o sucessor natural ao trono.

Depois deste biênio, Absalão resolve fazer justiça com as próprias mãos: manda matar Amnom e foge para a casa do avô, onde passa mais dois anos sem que nada seja feito.

Ele retorna a Jerusalém, mora a dois quilômetros do palácio. Passam mais dois anos e ele, então, força a barra para que Davi o receba. Quando os dois se confrontam, o pai apenas lhe dá um beijo, sem nada dizer, apesar de haver um estupro incestuoso, apesar de haver um fratricídio.

É então que Absalão, revoltado, diz que não há justiça na terra e começa uma revolta armada, uma subversão. O fim da história é triste: Absalão é morto e os gritos de Davi se nos tornam quase sonoros na Escritura – “Absalão, meu filho! Meu filho, Absalão! Por que não morri eu em teu lugar?”.

— Por detrás do ato subversivo de Absalão há uma história de injustiça e omissão, de proteção do crime e de desumanas delinquências. Julgar a história pelo fim é tratar o sintoma como causa. Não há como curar uma ferida sem tratá-la pela origem.

Pe. José Eduardo Oliveira, via Facebook

Fonte: https://pt.aleteia.org/

______________________________

"ABSALÂO - Personagem bíblica, filho de Davi e de Maaca, terceiro neto de Talmai, rei de Guesur. Nasceu em Hebron logo no começo do reinado de Davi. Rebelado contra a pai, fez-se proclamar rei, reuniu contingentes militares e avançou contra Davi, que, apanhado de surpresa, teve que fugir. Recompondo porém as forças, reagiu e acabou derrotando Absalão. Este, vendo-se perdido, põe-se em fuga. Seus cabelos ficaram agarrados numa árvore e Joab o matou, atravessando-lhe o coração com três dardos." 

Fonte: Dicionário Enciclopédico das Religiões - Volume I  Pág. 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF