Translate

terça-feira, 6 de junho de 2023

Arquidiocese de Brasília acolhe novo Bispo Auxiliar, Dom Ricardo Hoepers

Missa na Catedral de Brasília | arqbrasilia

Na manhã deste sábado (03/06), a Arquidiocese de Brasília acolheu o novo Bispo Auxiliar, Dom Ricardo Hoepers, Secretário-geral da CNBB, em Missa presidida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.

Contando com a presença do Cardeal Raymundo Damasceno, Arcebispo emérito de Aparecida, Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil, o Arcebispo Militar, Dom Marcony Vinícius, Dom Giovani Carlos, Bispo de Uruaçu, bem como, Dom Fernando Guimarães, Vigário Judicial, e os auxiliares de Brasília, Dom José Aparecido, Dom Antonio de Marcos e Dom Denilson Geraldo, SAC.

No início da celebração, o chanceler do Arcebispado, Padre Iran Preusse, leu o decreto de nomeação de Dom Ricardo como Vigário Geral da Arquidiocese, sendo, em Brasília é costumeiro que todos os bispos auxiliares recebam este ofício.

Celebrando São Carlos Lwanga e seus companheiros mártires, em sua homilia, o Cardeal Paulo Cezar Costa relembrou que, ao receber um novo auxiliar, toda a Igreja de Brasília recebe um servidor do colégio dos apóstolos para colaborar no apostolado na Arquidiocese sendo presença do Bom Pastor.

A realidade dos mártires que se celebram na ocasião, interpelam cada cristão de como está o amor a Jesus Cristo de cada fiel, tendo em vista que o mártir é alguém que “configurou a sua morte a morte de Cristo”, afirmou Dom Paulo Cezar, que completou “que é um amor que transborda na doação de vida no seguimento de Jesus Cristo, sendo semente para os novos cristãos, como afirmou a oração do dia.”

Tudo o que se faz na Igreja, disse o Cardeal, não se faz por ideologia, por vontade humana, por carreira, por simples assistencialismo, mas sim, por conta de Cristo e sempre Dele. “A realidade do martírio nos coloca numa posição de sempre nos questionar sobre a qualidade do nosso serviço e do nosso amor a Jesus Cristo”, insistiu o Cardeal recordando dos mártires que a Igreja celebra na Liturgia deste dia.

Já no Evangelho, Dom Paulo destacou que, contemplar Jesus no Templo é contemplar a autoridade de Jesus que vem do Pai realizando na história a vontade do Pai, anunciando e testemunhando o bem.

Ao final da homilia, Dom Paulo incentivou Dom Ricardo na nova missão que ele assume, tanto na Secretaria geral da CNBB, como também como Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Brasília, destacando a grande experiência do novo bispo em tantas frentes de evangelização, como também, como bispo diocesano no sul do país.

Ao final da celebração, Dom Ricardo Hoepers agradeceu a acolhida do Cardeal e da Arquidiocese, dispondo-se a ser um colaborador da evangelização em Brasília. Nesta ocasião, também foi realizada a bênção de envio para a Festa de Corpus Christi, com a presença da equipe de trabalho da solenidade que será realizada na próxima quinta-feira (08/06), na Esplanada dos Ministérios.

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF