Translate

segunda-feira, 11 de março de 2024

Um estilo de vida sustentável

Laudato Si' Action Plan | Vatican News

No mundo inteiro, muitas pessoas e organizações inspiraram-se na encíclica «Laudato si’» do Papa Francisco. A comunidade jesuíta na Austrália respondeu ao seu convite a cuidar da Terra, nossa casa comum, de toda a criação e de quantos a habitam, sobretudo os pobres.

https://youtu.be/jWi6NFjOaso

MARY BAYNIE, Adida das comunicações Irmãs de São José do Sagrado Coração (Austrália)

A comunidade josefina, que abrange as congregações australianas das irmãs de São José do Sagrado Coração e das irmãs de São José de Lochinvar (alargada a leigos que compartilham o carisma josefino), respondeu ao convite do Papa Francisco, aderindo à plataforma de ação Laudato si’. Além disso, em 2022, também a comunidade josefina publicou o plano de ação Laudato si’ intitulado Explore~Embrace~Embody.

A irmã Mary-Ann Casanova, religiosa de São José do Sagrado Coração com sede em Adelaide, Austrália meridional, é adida do projeto Explore~Embrace~Embody. Professora experiente, trabalhou também para a Catholic EarthCare Austrália e para o Rahamin Ecology Centre. Recentemente, completou o doutoramento no Califórnia Institute of Integral Studies, com a pesquisa sobre a relação entre ciência e espiritualidade na vida de dois sacerdotes, Julian Tenison Woods e Pierre Teilhard de Chardin.

Santa Maria MacKillop e Padre Julian Tenison Woods (Pintura de Reg Campbell, usada com permissão dos curadores das Irmãs de São José) | Vatican News

«As irmãs de São José foram fundadas pela primeira santa canonizada da Austrália, Mary MacKillop, e pelo padre Julian Tenison Woods, na solenidade de São José, em 1866», diz a irmã Mary-Ann. Fundaram-nas «em resposta à necessidade de educação católica para crianças pobres e marginalizadas e para dar uma resposta à pobreza, então alastradora, na Austrália colonial».

«Tanto Mary como Julian estavam comprometidos a favor de um modo de vida sustentável», explica a irmã Mary-Ann. «Como sacerdote e cientista, o padre Julian uniu a sua paixão espiritual à sua paixão científica em busca de soluções ambientais. Defendia a legislação e práticas de gestão no respeito pelos direitos dos pobres a levar uma vida justa, a necessidade de preservar a biodiversidade e as carências das gerações futuras».

Hoje, as irmãs josefinas continuam a responder onde há necessidade. E mantêm também um profundo compromisso com as questões ecológicas e o meio ambiente. «As congregações josefinas procuram identificar e atender às necessidades da Terra, dos seus povos e de toda a criação», observa a irmã Mary-Ann.

Antes do lançamento online de Explore~Embrace~Embody a 7 de outubro de 2022, aniversário da morte do padre Julian, as religiosas, o pessoal e os patrocinadores reuniram-se para debater e discernir a melhor forma de responder ao apelo do Papa Francisco na Laudato si’.

«Um resultado positivo dos encontros foi a capacidade de reunir documentos e recursos josefinos recentes num único volume», acrescenta a irmã Mary-Ann. «Esta simples ação reforçou a nossa noção, como josefinos, de que éramos líderes no campo da consciência ecológica e evolutiva». Explore~Embrace~Embody inclui os sete objetivos da Laudato si’, que foram repensados num contexto josefino. Os objetivos josefinos são: Alimentar a consciência ecológica, Viver com simplicidade, Fortalecer a economia ecológica e Aumentar a participação e o apoio da comunidade.

A irmã explica que a aliteração no título Explore~Embrace~Embody «é um bom instrumento para frisar um ciclo de transformação ou conversão pessoal e comunitária/organizacional».

A data do lançamento «escolhida é uma celebração comum da comunidade josefina. Associar o plano de ação ao padre Julian revigora o apelo à consciência ecológica e evolutiva como parte integrante do que fazemos — sempre tivemos um modelo», diz. «A esperança do plano de ação é que, embora o tema seja constante, o apelo ao crescimento pessoal, à maior consciência ecológica e evolutiva seja um compromisso para toda a vida», explica.

Irmã Mary Ellen O'Donoghue, membro do Comitê do Plano de Ação Laudato Si' e da Equipe de Liderança Congregacional das Irmãs de São José do Sagrado Coração | Vatican News

Até hoje, a comunidade josefina produziu vídeos sobre Explore~Embrace~Embody, com membros da comissão de ação josefina Laudato si’ e pessoal leigo. Nestes vídeos, os membros explicam em que consiste Explore~Embrace~Embody, os seus objetivos e como podem participar os patrocinadores.

Ao longo de 2023, as josefinas centraram-se no impacto ambiental dos plásticos flexíveis, sensibilizando e incentivando as pessoas a reduzir a sua utilização e a reciclá-los através de numerosas ideias e iniciativas.

Irmã Mary-Ann Casanova com sua instalação artística PLASTICS, feita com plástico | Vatican News

«A campanha “Soft Plastics” é um meio de convidar à mudança, a nível individual e sistémico, conjugando sensibilização, ação, economia, fé, moral e interligação. Isto torna os quatro objetivos do nosso plano de ação contemporaneamente operacionais», afirma.

As religiosas josefinas acreditam que qualquer contribuição, grande ou pequena, ajuda. Como dizia Santa Mary MacKillop, «faz tudo o que puderes com os meios de que dispões e deixa tranquilamente o resto para Deus».

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF