Translate

terça-feira, 15 de junho de 2021

Economista ergue capela de pedra para a Virgem Maria

Gentileza: David
Por Benito Rodríguez

Inspirado em uma técnica de construção muito antiga, este pai de cinco filhos trabalhou duro para construir um lugar especial de devoção a Nossa Senhora.

David é economista, marido e pai que passa seus dias de folga em Cabezamesada, um pequeno vilarejo de Toledo, Espanha, de apenas 340 habitantes. Apesar de não ter experiência em construção, decidiu erguer, com as próprias mãos, uma capela em honra à Virgem Maria. Em maio deste ano, ele a “inaugurou” oficialmente com uma peregrinação familiar.

Aprendendo pelo YouTube

Cabezamesada é o povoado de onde vem a família de sua esposa. Eles têm uma casa lá, para onde vão nos finais de semana e férias.

CABEZAMESADA
Aleteia

Em suas voltas de bicicleta pela região, David se encantava com as cabanas dos pastores. As pequenas estruturas são construídas com pedras encaixadas e servem de abrigo para camponeses e fazendeiros após seus longos dias de trabalho no campo.

Fascinado pela técnica da pedra seca, que dispensa o uso de argamassa, ele se propôs o desafio de construir algo do tipo. E aprendeu como era feito assistindo a vídeos no YouTube. 

“Ocorreu-me que poderia dedicar meus esforços a algo mais útil, maior e melhor do que minha própria satisfação, por isso dediquei meu pequeno projeto à Virgem, que cuida tão bem de mim e de minha família”, disse ele.

Seu sogro, Melquíades, mostrou-lhe uma colina em um olival com vista fantástica. Era o local ideal para erguer a capela da Virgem Maria.

David estabeleceu alguns limites para si mesmo: “não gastar dinheiro no projeto e usar as mesmas técnicas de construção antigas, então tudo o que restou foram as pedras do campo, a inteligência, uma régua, um fio de prumo e as mãos. ”

“Eles pensaram que eu era louco”

A aventura começou em 2019, durante as férias e finais de semana. Aos poucos, pedra por pedra, ele testou seu trabalho e sua técnica para ver se o que estava construindo era resistente. 

David e Teresa têm cinco filhos, que viram o pai passar horas e horas naquela colina. Ele lembra: “Parecia que ia devagar e tentei apressar-me mais do que devia, chegando em casa à noite, bastante empoeirado e muito cansado. Imagine a expressão nos rostos de minha esposa e de meus filhos; eles pensaram que eu estava ficando louco!”

CABEZAMESADA
Aleteia

Mas sabendo que era pela Virgem e vendo a paixão que o pai tinha por ela, os filhos se ofereceram para ajudar, principalmente na coleta de cada pedra, que deve ser especialmente selecionada para se encaixar com as outras.

A esposa e os filhos sempre estiveram ao lado dele quando os contratempos surgiram. Ele se lembra de alguns momentos de desânimo ao longo do caminho:

“Em duas ocasiões, parte da construção desabou (não se deve pensar que essas coisas saíram bem da primeira vez) e meu cansaço também foi perceptível. É aí que você precisa de uma boa fonte de motivação para continuar e começar de novo. Minha motivação foi além da mera motivação humana: eu não poderia oferecer à Virgem algo semi-acabado. ”

CABEZAMESADA
Aleteia

Peregrinação familiar

No mês da Virgem Maria e depois de um ano e meio de construção, chegou a hora. David convidou seus pais, irmãos e irmãs, cunhados, sobrinhas e sobrinhos.

No total, foram mais de 30 pessoas presentes para a grande revelação. Todos ficaram completamente maravilhados quando chegaram à capela e viram a construção.

Lá dentro todos puderam rezar diante da imagem de Maria, a Rainha do Céu, com o título de Nossa Senhora do Monte Carmelo.

“Estávamos todos juntos, dando graças a Deus e pedindo perdão e ajuda. Talvez uma das vantagens de ter construído a capela aos poucos tenha sido o sossego e a paz de quando se está sozinho no campo. A oração vem naturalmente nessas condições, mas a peregrinação foi como cumprir o propósito que deu origem à ideia original. De fato, rezar o Rosário todos juntos nos fez sentir o afeto da Virgem de uma maneira muito especial ”.

CABEZAMESADA
Aleteia

Agora, os vizinhos de Cabezamesada estão descobrindo este pequeno santuário, lugar de recolhimento e oração.

Cada vez que David fica sabendo que alguns habitantes locais vieram ver a Virgem, ele se enche de alegria. Seu projeto é significativo para toda a comunidade.

“Fico muito animado quando estou no trabalho e, de repente, recebo fotos pelo WhatsApp de um vizinho que foi à capela e me manda um recado. Acho que eles se sentem orgulhosos. ”

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF