Translate

sábado, 3 de junho de 2023

100 quilômetros de santidade

Pixabay

Por Hozana

Os passos de São José de Anchieta no Brasil foram reconstituídos e hoje é possível percorrê-lo em forma de peregrinação.

Entre os anos de 1553 e 1597, São José de Anchieta percorria regularmente uma distância de 100 quilômetros para levar a boa nova para a população do que viria a ser o estado Espírito Santo, no Brasil. Nos tempos atuais, com todas as facilidades em transportes particulares e públicos, cada vez mais rápidos… temos até dificuldade em imaginar que alguém possa percorrer 100 quilômetros de estrada a pé! E mais que isso, fazê-lo com frequência! 

Essa era, porém, a realidade de São José de Anchieta quando foi enviado em missão para o Brasil no ano de 1553. O homem estava longe de ter uma saúde de ferro! Veio para a nova terra de missão principalmente para tratar de uma tubercule óssea. Os ares do Brasil fariam bem para os seus pulmões. Foi o que julgaram os seus superiores.

Ora, a colonização havia acabado de se iniciar no novo continente. O principal meio de locomoção, principalmente para pessoas como São José de Anchieta, era de fato os seus pés e pernas. E foi assim que ele se tornou o primeiro peregrino do Brasil, percorrendo as terras do Espírito Santo principalmente para ir ao encontro dos povos locais que rapidamente ganharam sua afeição e proteção.

Há controvérsias sobre o papel histórico de São José de Anchieta em meio aos colonizadores portugueses. O santo, porém, está longe de se confundir com aquela figura do colonizador que abusa da religião para explorar e escravizar os povos indígenas. Pelo contrário! A influência de São José de Anchieta foi muito importante para que a relação entre colonizadores e povos nativos fosse mais humana e menos ideológica. Relatos históricos contam que ele muitas vezes lutou com os povos indígenas contra atitudes de violência dos conquistadores portugueses. 

Os passos de São José de Anchieta foram reconstituídos e hoje é possível percorrê-lo em forma de peregrinação. Os Passos de Anchieta é o nome do roteiro que reconstitui a trilha habitualmente percorrida por São José de Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba, atual cidade de Anchieta, à Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago. 

Esse ano Os Passos de Anchieta, em unidade com o Santuário de Anchieta, preparam três itinerários de oração no Hozana que têm como objetivo acompanhar os peregrinos de Anchieta no mundo real e no mundo virtual. O primeiro itinerário de oração já está pronto! Nessa caminhada espiritual você será convidado a mergulhar na espiritualidade inaciana, de forma simples e profunda, e a preparar seu corpo e alma para a vivência dos Passos de Anchieta.

A proposta é conhecer a vida de São José de Anchieta, marcada pela entrega e doação verdadeiras, como embrião do carisma inaciano, pelo conteúdo que uniu o santo aos primeiros companheiros. Os itinerários foram construídos para serem vivenciados por aqueles que se farão de fato presente na caminhada dos Passos de Anchieta como para aqueles que beberão dessa graça mesmo à distância. Clique aqui para se inscrever e seja um peregrino virtual dos Passos de Anchieta!

Que São José de Anchieta desperte em seu coração o desejo mais genuíno de ajudar e servir aos demais, assim como uma profunda experiência humano-espiritual, capaz de embasar todas as suas escolhas e projetos de vida.

Débora Moreira Araújo, pelo Hozana

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF