Translate

sábado, 3 de junho de 2023

Dia Mundial da Bicicleta

Dia Mundial da Bicicleta | Observatório da Bicicleta

Dia Mundial da Bicicleta: saiba benefícios de pedalar todos os dias

Educador físico afirma que prática de atividade oferece vida mais ativa e saudável para usuário. Entre vantagens estão aumento da expectativa de vida e redução do estresse.

Por Caroline Cintra, g1 DF

03/06/2023

Mais do que um equipamento para se exercitar, a bicicleta faz parte do trajeto de ida e volta do trabalho ou da escola de muitos brasileiros. Quando usada em um ambiente fechado, como a academia, a atividade apresenta várias vantagens, mas, quando o pedal é na rua, os benefícios se multiplicam.

Neste sábado (3), é comemorado o Dia Mundial da Bicicleta. A data reforça a importância da prática de atividade física diariamente.

O educador físico Thiago Sampaio explica que o uso de bicicleta no dia a dia oferece uma vida mais ativa e saudável à populaçãoEntre os principais benefícios estão:

  • Aumento da resistência muscular
  • Aumento da massa muscular e ósseo
  • Aumento do VO2 max (capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio).
  • Aumento da expectativa de vida
  • Redução do estresse
  • Menor propensão a desenvolver doenças cardiovasculares

"Este exercício tem como principal característica a utilização de membros inferiores, porém não podemos esquecer que o tronco e os membros superiores ajudam na estabilização, postura e posicionamento em cima da bicicleta. Isso traz um grande benefício para o nosso corpo, pois grandes musculaturas são acionadas deixando o corpo mais forte e potente", diz o profissional.

O personal afirma que usar a bicicleta no dia a dia como meio de locomoção é a melhor forma de sair do sedentarismo, principalmente para quem não tem tempo de frequentar uma academia. "Se relacionar com o meio ambiente, aumentar o contato com o sol, vitamina D, e contribuir para os aspectos sociais no quesito poluição", destaca Thiago.

Além do corpo, a bicicleta traz benefícios para a saúde mental. A psicóloga Beatriz Kierg explica que pedalar libera endorfina e serotonina, "conhecidas como hormônios da felicidade". Essas são substâncias que trazem a sensação de bem-estar e prazer.

"Sair de casa para espairecer auxilia o organismo a regular o estresse e a prevenir doenças mentais relacionadas a essa situação, como a ansiedade. Melhora a auto-estima, o humor. Só coisas boas", diz a especialista.

'A bicicleta faz parte da minha vida'

O servidor público Alan Clécio Queiroz Figueiredo, de 35 anos, conta que começou a andar de bicicleta com 12 anos. Nessa idade, a atividade era apenas um hobbie. Depois que pegou gosto pela prática se tornou atleta.

"Comecei a correr de bicicleta com 14 anos. São 20 anos na prática competitiva. A bicicleta faz parte da minha vida. Então, sempre usei tanto como meio de locomoção, como meio de participar de competições, para trabalhar", conta o servidor.

A rotina de Alan começa cedo. Acorda às 5hs, e às 6hs já está na rua treinando na bicicleta. Ele vai de casa, no Núcleo Bandeirante, até o trabalho, na Esplanada dos Ministérios, e pedala em média entre 70 km e 80 km por dia.

"Pedalo 6 vezes na semana. Só tiro um dia de descanso. A bicicleta faz toda a diferença na minha vida com relação a saúde. Foi onde me encontrei. Quando não consigo pedalar, meu organismo sente falta", conta.

Fonte: https://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF