Translate

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Há na Bíblia menções à Eucaristia até no Antigo Testamento, diz padre

Imagem ilustrativa / Diego Esquivel (Cathopic)

Por Nicolás de Cárdenas

MADRI, 06 Jun. 23 / 10:21 am (ACI).- O professor da Universidade Eclesiástica San Dámaso de Madri, padre Luis Sánchez Navarro, comenta algumas das referências da Bíblia à Eucaristia além do relato da Última Ceia nos Evangelhos.

Num vídeo publicado pela Universidade, o padre diz que “quando alguém entra na Sagrada Escritura, percebe que a Eucaristia está de certa forma atravessando toda a história da salvação”.

O primeiro exemplo é o sustento que Deus fornece ao povo de Israel quando sai do Egito a caminho da terra prometida, o maná que caiu do céu.

“Esse pão que vem do alto, que vem do céu”, diz o padre Sánchez, é interpretado no Antigo Testamento “como o pão de Deus”, que não é só um dom material, mas “de certo modo é a Palavra de Deus”.

Quando considerado desta forma, pode-se dizer que contém "Deus dentro", diz o padre.

Segundo o padre Sánchez, “quando o Senhor realiza seus sinais no Evangelho, o mais impressionante, aquele de que nos contam os quatro evangelistas, é a multiplicação dos pães”.

Isso acontece, continuou ele, porque o Senhor quis antecipar com aquele gesto “o dom que ia nos dar na Eucaristia”.

“A presença da Eucaristia nos Evangelhos não se limita à Última Ceia, mas já está preparada por toda a atividade de Jesus, por todos os seus milagres, materializados na multiplicação dos pães, que retomam o tema do maná”.

“Este é o tema fundamental da Eucaristia: é o maná que Jesus nos oferece, e que já não é só a sua Palavra, mas a sua própria carne, o seu próprio corpo”, diz o padre Sánchez.

Em terceiro lugar, o padre Sánchez recorda a alusão feita por são Paulo no capítulo 11 da Carta aos Coríntios à instituição da Eucaristia na noite em que Jesus foi entregue.

O professor conclui dizendo que “a Igreja não se entende sem a Eucaristia, e por isso mesmo a Bíblia não se entende sem a Eucaristia, e os Evangelhos não se entendem sem a Eucaristia. Na Eucaristia nasceram os Evangelhos”.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF