Translate

domingo, 11 de fevereiro de 2024

LECTIO DIVINA: Um antigo e precioso tesouro - Parte 2

LECTIO DIVINA - Uma escola de oração (ECCLESIA Brasil)
Por Altierez dos Santos, catequista e missionário

"Presume-se, por isso, que é uma prática antiquíssima, certamente inspirada pelo Espírito Santo em tempos imemoriais."

Sete passos para preparar e conduzir bem uma lectio divina

Dou alguns passos simples:
    1. Antes de mais nada, goste de ler a Bíblia e tenha bom conhecimento sobre ela. Algo que indico é que você participe ao máximo de cursos bíblicos, tenha Bíblias católicas de estudo e leia os comentários em letra menor nas notas de rodapé da Bíblia.
    2. Escolha bem o texto bíblico, pois não são todos os livros e capítulos da Bíblia que são aptos para a lectio divino. Ao escolhê-lo, busque  todas as reflexões possíveis sobre ele, consulte se são informações verdadeiras e fique com o mais importante. Escolha textos breves!
    3. Defina os sinais ou símbolos (ou palavras chaves) do texto que você escolheu e ligue-os com a vida dos catequizandos. Nada de discursos aleatórios, lições de moral, ou reflexões gerais sobre o mundo. Reflita sobre os sinais escolhidos no texto a partir da mensagem que eles trazem para os catequizandos.
    4. Materialize um dos sinais presentes no texto para favorecer a interiorização da mensagem. Na prática, isso quer dizer que você irá construir ou montar de forma visível um dos símbolos da leitura escolhida. Não use ideias gastas. Exemplos: na lectio divina da samaritana, use areia; no texto do dilúvio, use lama e uma imagem da arca; no texto da prisão de Pedro, use correntes e algemas. Faça de forma grande e visível e coloque como ambientação ou próximo à cruz.
    5. Agite seus catequizandos e os acalme. Isso mesmo. Antes do início do encontro, promova alguma interação divertida fora do ambiente de catequese e depois os recolha ao silêncio. Essa prática vai aumentar a concentração deles em 70%.
    6. Ensaie sua fala quantas vezes for preciso, para que, ao falar com eles, use as palavras escolhidas e adequadas. Use um tom de voz firme, calmo, seguro e tranquilo.
    7. Siga os quatro degraus da lectio divina: leitura, meditação, oração e contemplação. O que for diferente disso será leitura orante, e não lectio divina.

Os quatro sentidos da Sagrada Escrituras

Lembre-se de que a Sagrada Escritura possui quatro sentidos diferentes: o literal, que fala das coisas "ao pé da letra", isto é, que aconteceram; o moral, que devemos proceder; o anagógico, que indica o caminho do céu; e o alegórico, que ensina a partir dos símbolos. É sobre esse último que deve estar sua atenção.

Duas últimas questões

O modo como partilho acima este precioso tesouro da Igreja deve servir mais como uma inspiração que como uma norma. Se você se prepara e ama sua missão, eu sei que o Espírito Saníssimo estará junto de você. Por isso, eu pensei bem e desejei lembrar você, catequista, de que devemos preparar lectio divina usando sempre dois critérios:
    1º) Que a meditação seja capaz de ligar o texto bíblico com a vida da pessoa;
    2º) Que a meditação sensibilize os afetos, sentimentos, memórias e a emoção, mas também que ela ajude você, catequista, e também os catequizandos, a dar passos em direção a Deus.

Altierez dos Santos

Fonte: Revista Ecoanda - Ano 22 - nº 85 - Março/Maio - 2024 - Pags. 30/33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF