Translate

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

«Dá-me, Senhor, um coração que escuta»

Enrico Dal Covolo, Ouvindo o outro. Exercícios espirituais com Bento XVI , Lev, Cidade do Vaticano 2010, 220 pp., 16,00 euros (30Giorni)
Revista 30Dias - 05/2010

«Dá-me, Senhor, um coração que escuta»

As meditações do patrólogo Enrico Dal Covolo durante o curso de exercícios espirituais que realizou no Vaticano, na presença de Bento XVI, no início da Quaresma de 2010, por ocasião do Ano Sacerdotal.

por Stefania Falasca

Você não lê um livro, você ouve e ouve uma voz viva. Este é o próprio da Bíblia, da Sagrada Escritura. «Em seus sermões, Santo Agostinho apostrofou assim os fiéis, lembrando-lhes a atitude a ter diante da Palavra de Deus: “Audiamus... quasi praesentem Dominum” ( Comentário ao Evangelho de São João XXX, 1); isto é: “Ouçamos, porque aqui (aqui está o verdadeiro sentido do quase- latim) o Senhor está presente”». A abertura agostiniana do patrólogo Don Enrico Dal Covolo em sua Escuta ao outro introduz bem o caminho das meditações que o livro contém porque a sigla distintiva das Escrituras é um convite inesgotável à escuta do outro e é talvez o lugar onde possível a todos perceber e colocar-se com total simplicidade diante do mistério da Encarnação, representa a sua manifestação mais simples. As dezessete meditações reunidas neste volume são a transcrição dos exercícios espirituais quaresmais que o sacerdote salesiano pregou este ano ao Papa e aos seus colaboradores da Cúria Romana por ocasião do Ano Sacerdotal.


O método escolhido é o antigo da lectio divina , ou seja, o método há muito testado pelos Padres de “ler e ouvir as Escrituras com a oração” e caro ao próprio Bento XVI que já o havia incentivado em 2005, no quadragésimo aniversário da Dei Verbum : «A leitura assídua da Sagrada Escritura acompanhada da oração realiza aquela conversa íntima em que, lendo, se escuta Deus falar e, rezando, lhe responde com confiante abertura do coração. Esta prática, se for eficazmente promovida, trará, estou convencido, uma nova primavera espiritual à Igreja”. A contemplação (última das etapas tradicionais definidas por último por Guigo II prior da Grande Cartuxa em que se articula a lectio divina ), como a entendiam os Padres, não é uma oração particularmente refinada, visa a conversão que é a própria finalidade da lectio . «O ícone deste modelo patrístico é Maria, que não só guardou a Palavra de Deus, mas a confrontou no seu coração (aqui está a oração e a conversão da vida, isto é, a contemplatio autêntica )», explica Dal Covolo. «Ou seja, não é “biblicismo”, não são as palavras que salvam, o que conta, como afirmou São Tomás de Aquino, é a Res , ou seja, a “Coisa” mais importante: o encontro da graça com Jesus ." Precisamente, portanto, na recuperação cuidadosa do contexto patrístico, contexto em que se desenvolve o itinerário da lectio desenvolveu-se, portanto, numa referência mais explícita aos Padres da Igreja e ao seu modo de ler a Palavra de Deus, reside a originalidade deste volume que "com uma linguagem convincente" se torna acessível a todos, como quis o autor sublinha o Papa agradecendo a Dom Dal Covolo no final dos Exercícios: «Recorrendo a um vasto conhecimento bíblico, patrístico e hagiográfico, conduziu-nos a uma reflexão profunda sobre o tema “Lições de Deus e da Igreja sobre a vocação sacerdotal” [... ] mas sobretudo deu-nos um testemunho alegre de uma fiel serva da Palavra que, seguindo os passos de São João Bosco, aceitou dispensar a todos, até ao sucessor de Pedro, com competência, simplicidade e criatividade”.

O esquema seguido pelo autor não carece de singularidade: por um lado, sempre através do método da lectio divina , Dal Covolo reconstitui as etapas típicas da vocação à luz das histórias bíblicas: o chamado de Deus, a resposta do homem, a missão que Deus confia aos chamados a resistência dos chamados, a confirmação tranquilizadora de Deus e, ao mesmo tempo, capta as reverberações atuais das Sagradas Escrituras, repropondo com um cunho muito pessoal os mesmos traços essenciais do sacerdócio tal como foram realizados. nos acontecimentos paradigmáticos retirados das histórias de algumas figuras sacerdotais como Giovanni Maria Vianney, ou do pároco contado no romance de Bernanos, ou do servo de Deus Don Giuseppe Quadrio. Seguindo os caminhos paralelos das meditações bíblicas e dos perfis sacerdotais, Dal Covolo deixa assim emergir claramente a dinâmica distintiva do ministério sacerdotal, levando-nos ao próprio coração do sacerdócio, ao facto que o caracteriza: a graça de Deus, porque a vocação sacerdotal é antes de tudo uma iniciativa absolutamente livre de Deus: ninguém se chama, só Deus chama, é Ele quem livremente, gratuitamente, escolhe. E a precedência da graça não marca apenas a vocação, mas a própria condição do sacerdote em toda a sua expressão potencial. «Muitas vezes», sublinha Dom Dal Covolo, «acreditamos que devemos construir nós mesmos a nossa vocação, agarrando-nos efetivamente aos nossos projetos. Enquanto o melhor é sentar-nos aos pés de Jesus e deixar-nos encher até a borda com os dons da sua graça...". Nesta perspectiva, a vocação dos apóstolos, que o autor traça nos textos evangélicos através dos loci compostos, representa as melhores evidências e a melhor documentação. O próprio Senhor, chamando-os, equipou-os para a missão, enviou-os sem lhes tirar a liberdade. «O que salva», continua Dal Covolo, «e do qual decorre a missão apostólica, como se vê na história de Pedro, é permanecer no amor d’Aquele que chama. “Permaneça no meu amor”, disse Jesus na Última Ceia. Permanecer significa não colocar nada antes do amor de Cristo, significa aumentar a confiança na graça através da oração, para que não se perca a forma vital com que o Espírito Santo configura o coração sacerdotal à imagem de Cristo Bom Pastor”. “Só ele pasta nos pastores e eles só nele pastam”, adverte Santo Agostinho. «Não tenha medo: a oração pode tudo! Um padre que reza bem nunca fará nenhuma tolice”. «Ofereça-se e abandone-se a Cristo sem reservas. Não temas, é Ele quem faz...", escreve o servo de Deus Dom Giuseppe Quadrio, recomendando a oração como a alma do sacerdote nas cartas aos seus seminaristas, para os quais "foi assim um sacramento tangível da bondade do Senhor, vigário do Seu amor”. Estes são os pontos essenciais retomados por Bento XVI na conclusão do Ano Sacerdotal: «Se o Ano Sacerdotal tivesse sido concebido para ser uma glorificação do nosso desempenho humano pessoal, teria sido destruído por estes acontecimentos. Mas para nós foi precisamente o contrário: tornar-nos gratos pelo dom de Deus, um dom que “se esconde em vasos de barro” e que sempre de novo, através de todas as fraquezas humanas, torna concreto o seu amor neste mundo”

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF