Translate

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Quando o trabalho prejudica sua saúde mental

voronaman | Obturador
Por Javier Fiz Pérez publicado em 11/09/18 atualizado em 28/02/24
O trabalho pode ficar complicado após dias exaustivos, causando uma grande carga mental que leva a transtornos de ansiedade e depressão.

Mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de ansiedade , levando-as posteriormente a sofrer de um transtorno depressivo , que é a principal causa de incapacidade. Tudo isso devido ao trabalho excessivo ou inadequado.

De acordo com um estudo liderado pela OMS, a depressão e os transtornos de ansiedade custam à economia global 1 bilião de dólares por ano em perda de produtividade.

Por outro lado, é sabido que o desemprego é um factor de risco para a saúde mental, ao passo que a obtenção de um emprego ou o regresso ao trabalho tem efeitos positivos no humor das pessoas.

Por outro lado, voltar ao trabalho depois das férias cria um clima nem sempre positivo. É difícil voltar ao ritmo. Em qualquer caso, devemos saber distinguir entre o cansaço e a fadiga que normalmente se sente no regresso a ritmos de trabalho pouco saudáveis ​​e a contextos onde, apesar da boa vontade dos trabalhadores, muitos sofrem de problemas mentais.

A promoção da saúde mental no local de trabalho e o apoio às pessoas que sofrem de perturbações psiquiátricas reduzem o absentismo no trabalho, aumentam a produtividade e aumentam os benefícios económicos.

PeopleImages.com – Yuri A | Obturador

Riscos para a saúde relacionados com o trabalho

Existem muitos fatores no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde mental.

  • Organização de trabalho inadequada
  • A má direção
  • Falha na definição das funções de cada trabalho
  • As habilidades e competências da equipe
  • As facilidades oferecidas aos funcionários para realizarem seu trabalho.

Por exemplo, uma pessoa pode ter as competências necessárias para desempenhar as suas tarefas, mas pode não ter recursos suficientes ou não receber o apoio de que necessita devido às práticas de gestão e administração da empresa.

Por outro lado, os riscos podem ser maiores em situações em que a equipa não é coesa ou o apoio social não está disponível.

Por último, o assédio psicológico e a intimidação no trabalho ( mobbing ) causam stress laboral e outros danos à saúde física e psicológica dos trabalhadores.

Em suma, estes efeitos para a saúde têm consequências para as empresas e afetam negativamente as interações familiares e sociais dos funcionários.

Faça uma doação à Aleteia:

https://es.aleteia.org/apoya-a-aleteia/?utm_campaign=easter2024&utm_content=cta&utm_medium=inread_box&utm_source=es_aleteia

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF