Translate

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Mama Antula: um modelo feminino para a mulher de hoje

Domínio Público via Wikimedia
Por Yohana Rodríguez publicado em 14/02/24
Recentemente canonizada, Mama Antula é uma santa argentina que nos ensina grandes virtudes que podemos imitar para viver uma feminilidade mais autêntica e mais próxima de Deus.

Mama Antula foi uma mulher que viveu com grande zelo apostólico e cheia de virtudes que permitiram que milhares de pessoas conhecessem a Deus.

Podemos aprender dela grandes exemplos de santidade, pois ela é um modelo para as mulheres. Padre Gustavo Serpa, da congregação Miles Christi, nos explica que ela é:

«Um exemplo de santidade para a mulher de hoje, num mundo em que a mulher é levada pelos extremos - como objeto ou pelo extremo vicioso do feminismo -, que destrói o que há de mais nobre que a mulher tem, que é a vocação natural para ser mãe e esposa, para ensinar os homens e a sociedade a terem sentimentos nobres, a serem o coração do mundo, por assim dizer, assim como é o coração da família. 

Mama Antula não era uma rebelde, era uma católica movida pelo Espírito Santo, que a guiou nas provações que o seu país atravessava. É por isso que, conhecendo a sua vida, podemos aprender estas virtudes: 

1
LIDERANÇA

Ele teve que lutar por seu lugar na sociedade. “Isso lhe trouxe muitas humilhações que ela soube suportar pelo amor de Cristo”. Já no início da sua evangelização “o bispo a considerava louca”.

Mas nada a impediu, ela continuou a perseverar e a demonstrar sua grande fé até ser considerada “de alguma forma, a voz de Deus para muitas pessoas”. Ela influenciou as decisões de formação da classe dominante argentina porque determinou se os seminaristas estavam prontos para se tornarem padres.

2
MAGNANIMIDADE

Ele sempre procurou fazer mais pelos outros. Ele não ficou sentado de braços cruzados diante de circunstâncias desanimadoras. O Padre Serpa comenta que “começou a remar contra a corrente desde o dia zero. (Ele tinha) uma grande alma, um grande coração que não tinha medo de nenhuma dificuldade.

Podemos ver isso refletido na maneira como ele serviu nos Exercícios Espirituais, organizou para que suas mulheres abençoadas vivessem em comunidade e peregrinou até onde pôde para ajudar aqueles que mais precisavam.

3
MODÉSTIA

Mama Antula veio de uma família respeitada e nobre. Em vez de se casar, ela decidiu consagrar a virgindade aos 15 anos. Com o passar do tempo ele começou a viver um estilo de vida mais simples como Santo Inácio de Loyola.

Tornou-se peregrina, como a santa que fundou a Companhia de Jesus, “deixa as vaidades, o seu nome elevado, o seu castelo e dedica-se a fazer as coisas. Ele se veste de mendigo e começa a pedir esmola”, conta o padre.

Mama Antula procurou imitar Cristo da maneira mais humilde possível, para “consagrar-se ao bem das almas”. 

4
CORAGEM

Nasceu no século XVIII, “numa sociedade onde – especialmente naquela época – os homens faziam tudo. O fato de ela ser mulher lhe dá uma vantagem. Porque naquela época não era comum ver uma senhora que peregrinava pelas ruas.

Contudo, sentiu a necessidade de partilhar os Exercícios Espirituais, ajudar os pobres e pregar o nome de Jesus. Ela alcançou essa aceitação geral porque “o aroma de suas virtudes falava por si”.

donboscoargentina

5
CARIDADE

Visitou as prisões para levar esperança aos presos, e até lhe é atribuída a intercessão de milagres como a multiplicação de alimentos; tudo isso para dar aos outros.

Muitas das esmolas que ela recolheu foram dadas aos pobres. Foi para o campo, numa espécie de missão de distribuir aos pobres.

6
MATERNIDADE

Ela foi um exemplo de maternidade, “chamavam-na de Mama Antula justamente porque era mãe espiritual” para os seus santos e para outras pessoas. Ela foi considerada uma educadora em virtudes. 

Através de sua feminilidade ela expressava liderança, bondade e nobreza. Acima de tudo, ela levou o conhecimento de Cristo às pessoas, com o ensino e a delicadeza de uma mãe.

Portanto, podemos aprender com Mama Antula muitas virtudes que podemos aplicar em nossas vidas para nos tornarmos mulheres santas como ela. Seu exemplo de vida nos inspira a chegar ao Céu porque “devemos caminhar aqui, se quisermos que a santidade floresça”.

Veja as imagens de sua recente canonização:

https://es.aleteia.org/slideshow/mama-antula-misa/

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF