Translate

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

A morte nunca tem a última palavra, diz Leão XIV a pai enlutado

O papa Leão XIV celebra a missa na praça de São Pedro, no Vaticano, em 28 de setembro de 2025. | Captura de tela - Vatican Media

Por Hannah Brockhaus*

20 de out de 2025 às 09:44

O papa Leão XIV respondeu a uma carta de um pai que perdeu o filho dizendo que “a morte nunca tem a última palavra”.

Na edição de outubro da revista Piazza San Pietro, Leão XIV escreveu uma carta a Francesco, pai de quatro filhos, que escreveu ao papa sobre a morte de seu filho de 12 anos de idade, Domenico Maria, de uma doença repentina há 18 anos.

Apesar do tempo que passou, o pai disse que ainda sente como se a morte prematura do filho tivesse acontecido ontem.

“Santidade, esta minha carta pretende ser só um pensamento, assim como uma lembrança para o nosso filho, para que Deus, na Sua infinita bondade e misericórdia de Pai, o acolha no Reino dos Céus…”, escreveu Francesco.

Em sua resposta, Leão XIV disse ao pai que “o importante é permanecer sempre conectado ao Senhor, passando pelas maiores dores com a ajuda de Sua Graça, que sempre vem — tenha certeza disso — mesmo nos momentos mais sombrios”.

O papa também falou sobre a luz do amor de Deus, que caminha com fiéis por toda a vida, começando pelo Batismo.

“Tudo isso começa com o nosso Batismo e nunca terminará”, disse Leão XIV. “O Batismo nos introduz na comunhão com Cristo e nos dá a verdadeira vida, comprometendo-nos a renunciar a uma cultura de morte muito presente em nossa sociedade”.

“Mas a morte nunca tem a última palavra”, disse o papa. “A última palavra, que abre as portas para a eternidade e para a alegria que dura para sempre, é a ressurreição, que não conhece desânimo nem dor que nos aprisiona na extrema dificuldade de não encontrar sentido em nossa existência”.

Em sua carta, Francesco falou sobre o amor do filho pelo futebol e a comunidade de amigos que ele encontrou praticando o esporte.

O papa Leão XIV disse que “a oração autêntica, como o esporte autêntico, praticado em conjunto, cria laços e une para sempre, como uniu Domenico Maria a todos aqueles que fazem parte de sua equipe de verdadeira amizade, com laços que vão muito além da morte”.

*Hannah Brockhaus é jornalista correspondente da CNA em Roma (Itália). Ela cresceu em Omaha, no estado americano de Nebraska e é formada em Inglês pela Truman State University no Missouri (EUA).

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/65039/a-morte-nunca-tem-a-ultima-palavra-diz-leao-xiv-a-pai-enlutado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF