Translate

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

5 conselhos de Jesus para o Advento

Billion Photos | Shutterstock
Por Pawel Rytel-Andrianik

O Evangelho nos dá algumas pistas para vivermos bem este tempo de espera alegre pelo Natal.

O Evangelho do primeiro domingo do Advento fala-nos da expectativa da vinda do Filho do Homem. E o Advento é precisamente um momento de alegre espera pelo Natal. Nesse clima, Jesus nos dá cinco dicas práticas para viver bem este período.

1CUIDAR DA VIDA ESPIRITUAL

O Advento é um período para cuidar da sua vida e da sua saúde espiritual. Então você precisa de retirosretiros online, dias de recolhimento e outras maneiras de ouvir seu coração.

2LEVANTAR A CABEÇA

Em outras palavras: ser corajoso(a), não ter medo. Olhe com coragem e otimismo para a sua vida e para o seu futuro e, ao mesmo tempo, erga a cabeça sobre aquilo que está fazendo. Veja além, amplie seus horizontes.

3MANTER-SE ALERTA

Jesus não diz que você deve se preocupar com os outros, mas que você deve cuidar de si mesmo, o que significa começar por você mesmo. Como Jesus diz no Evangelho:

“Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preo­cupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.” (Lc 21,34).

4OBSERVAR

Observar significa estar atento, mantendo os olhos e os ouvidos abertos para o que está acontecendo ao seu redor. Consiste em reconhecer os sinais dos tempos que Deus nos dá todos os dias e também em ver como Ele cuida de nós. Estar atento significa ser sensível aos sinais de Deus em nossa vida.

5REZE EM TODOS OS MOMENTOS

O próprio Deus – Jesus Cristo – encontrou tempo para orar. A oração é como o ar que respiramos. São João Paulo II disse que o tempo dedicado à oração nunca é perdido. Assim, a oração é uma conversa com um amigo. Podemos dizer que “orar em todos os momentos” significa que oramos não apenas quando estamos na igreja, mas em várias ocasiões. Por exemplo: no caminho para o trabalho, enquanto corremos etc. Você pode se dirigir ao Senhor Deus em diferentes ocasiões.

Propósito para o Advento: aumentar o amor

O Advento é um momento de propósitos. Os pais espirituais dizem que não se trata de fazer muitos propósitos que não são colocados em prática posteriormente, mas de fazer algo concreto, que possa ser realizado mais tarde.

Agora, o melhor é que esse propósito esteja relacionado ao mandamento mais importante, o mais importante da vida, ou seja, o mandamento de amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. Eu já tenho meu propósito concreto para o Advento. E você?

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF