Translate

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Afrescos de Giotto são projetados nas fachadas das igrejas de Assis

Afresco de Giotto | Guadium Press
As exibições, que permanecerão até o dia 10 de janeiro de 2022, fizeram parte da cerimônia de inauguração do presépio e árvore de Natal na cidade italiana onde São Francisco nasceu.

Assis – Itália (14/11/2021 17:02, Gaudium Press) O presépio e a árvore de Natal da cidade de Assis, Itália, foram inaugurados na última quarta-feira, dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição. São Francisco de Assis é conhecido por montar o primeiro presépio da história. A cerimônia foi realizada após a Santa Missa da tarde.

Afrescos de Giotto representando o nascimento do Menino Jesus foram projetados na Basílica de São Francisco, na Catedral de São Rufino, na Piazza del Comune, na Basílica de Santa Clara e na Abadia de São Pedro. Além da projeção visual, os presentes também puderam se maravilhar com imagens em tamanho natural e iluminação colorida que deixaram o presépio ainda mais atraente.

https://youtu.be/B_S8SQyQxfU

Presépio e árvore de Natal permanecerão expostos até o dia 10 de janeiro de 2022

As exibições permanecerão até o dia 10 de janeiro de 2022. Um presépio, que havia sido doado ao Papa Francisco em 2019, foi instalado na Basílica superior de São Francisco. A arte retrata a Sagrada Família dentro de uma leiteria em Erbezzo, localidade em Lessinia. No total, o presépio reúne 100 imagens de madeira feitas à mão por artesãos de Ortisei.

O município de Castel Ivano, na província de Trento, doou o pinheiro branco de 15 metros instalado na praça inferior da Basílica. A árvore, que foi iluminada com 40 mil luzes LED, é proveniente da floresta certificada na aldeia de Villa Agnedo.

Afresco de Giotto | Guadium Press

Todos podem admirar a decoração natalina através de um aplicativo

Os que desejarem admirar os detalhes da decoração natalina de Assis poderão fazê-lo através do aplicativo: nataledifrancesco.it. Através deste recurso tecnológico é possível acessar as projeções em vídeo de alguns afrescos de Giotto, tais como o da Natividade de Jesus e da Anunciação de Maria, presentes na Basílica Inferior de São Francisco.

Os visitantes também podem admirar, na fachada da Basílica Superior, o mapeamento em vídeo do interior do Complexo Monumental. Será possível mergulhar em mais de 10 mil metros quadrados de afrescos, emergindo numa evocativa narração do Natal de São Francisco. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF