Translate

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Igreja ordena 38 novos padres para ser missionários como são Francisco Xavier

Novos padres da arquidiocese de Hanói /
Crédito: Arquidiocese de Hanói

HANOI, 07 dez. 21 / 10:53 am (ACI).- A Igreja Católica no Vietnã ordenou 38 novos sacerdotes no dia 3 de dezembro, festa de são Francisco Xavier, padroeiro das Missões.

Na diocese de Ba Ria, no sul do país, o bispo da diocese, dom Emmanuel Nguyen Hong Son, presidiu a missa de ordenação de seis padres jesuítas na capela da Academia de são José.

“Não estamos dando a esses candidatos um título de poder. Seguimos o rito litúrgico transmitido desde os tempos dos apóstolos à Igreja de hoje e para sempre. O sacerdócio é uma graça e uma missão para eles, para cumprir o ministério sacerdotal de Jesus”, disse o bispo na homilia.

Segundo a agência Fides, da Santa Sé, dom Nguyen Hong Son encorajou os fiéis a rezar "para que os novos padres vivam a missão profética, pregando a Palavra de Deus" a todo o mundo.

Na arquidiocese de Hanói, a Igreja ordenou 15 novos padres.

O arcebispo de Hanói, dom Joseph Vu Van Thien, disse que “inspirados na vida, no exemplo de compromisso missionário e no sacrifício de são Francisco Xavier e confiando na sua intercessão”, os 15 novos padres “pensaram, rezaram, meditaram e resolveram seguir Jesus no ministério sacerdotal”.

“Que os novos padres se convertam em semeadores habilidosos, desejosos de sair ao campo para levar as almas a Deus”, acrescentou.

Dom Vu Van Thien disse que quem recebe o ministério sacerdotal participa "do sacerdócio de Jesus, que é único e é como um rio que corre na história da Igreja", um fluxo que comunicou a fé e o sacerdócio de Jesus através dos apóstolos até os bispos e padres atuais.

“O carácter missionário é muito importante: os padres são chamados a ser missionários, enviados à corrente da vida para difundir a Palavra de Deus, dando testemunho de Jesus Cristo com a sua vida e reunindo as ovelhas perdidas”, destacou.

O bispo da diocese de Lang Son, dom Joseph Chau Ngoc Tri, presidiu a missa de consagração de outros nove sacerdotes. O bispo destacou que a missão das pessoas consagradas é pregar “Jesus Cristo, o amor de Deus e a sua salvação para toda a humanidade".

“Para ser padre e missionário como são Francisco Xavier, é preciso ter o coração inflamado pela paixão da missão evangelizadora”, acrescentou.

Dom Chau Ngoc Tri disse que o sacerdócio "não é um poder para governar, nem uma posição para beneficiar a si ou à sua família" e destacou que os novos consagrados "ouviram o chamado de Deus para virem a esta remota região montanhosa, longe de amigos e familiares, para servir o povo de Deus aqui”.

“Lang Son é uma área pobre onde a maioria dos grupos étnicos fala línguas diferentes e segue antigas práticas culturais ou religiosas. Apesar dessas dificuldades, os novos padres, inspirados por missionários como são Francisco Xavier, estão plantando as sementes da fé sem medo nem desânimo”, acrescentou.

Fides disse que Lang Son é uma das dioceses do Vietnã com a menor percentagem de católicos, com 7 mil fiéis distribuídos em 24 paróquias, 0,35% da população que contrasta com 8% da população católica nacional.

No dia 3 de dezembro, a diocese de KonTum, no planalto central do Vietnã, recebeu também oito sacerdotes e nove diáconos.

Na homilia, o bispo de KonTum, dom Aloisio Nguyen Hung Vi, destacou que “todos os padres e diáconos precisam de quatro coisas: da proximidade de Deus; proximidade com o bispo; proximidade com os membros do clero; proximidade com o povo de Deus”.

“A particularidade da diocese de KonTum é que as pessoas de diferentes etnias e línguas representam mais de dois terços do total dos fiéis. Por isso, diáconos e padres devem estar preparados para ir às paróquias habitadas por indígenas com dialetos locais e aprender pelo menos uma de suas línguas para se comunicarem e se fazerem entender”, acrescentou.

O bispo encorajou os novos padres a pregar o Evangelho, "orientar os fiéis na vivência da Palavra de Deus, cuidar da comunidade paroquial" e lembrou que, como consagrados, "são vistos como líderes da comunidade".

“Mas um líder ao estilo de Jesus deve ser completamente diferente. Servo do povo, que vive a caridade pastoral a exemplo de Jesus”, acrescentou.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF