Translate

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

ESPIRITUALIDADE: Amor sem limites (Parte 15/19)

Capa: Fragmentos de um ícone de meados de
século XVII atribuída a Emanuel Lombardos.

Um Monge da Igreja do Oriente

AMOR SEM LIMITES

Tradução para o português:
Pe. André Sperandio

Ecclesia

30. A estrela do mar

Meu filho, tudo é graça, e essa geração não está enganada quando se levanta contra uma concepção jurídica de salvação.

A simples consideração da situação atual leva, no entanto, a um impasse. Pretende-se falar de um amor libertador e se lhe aprisiona neste mesmo instante. Pretende-se ignorar o que vai além do caso concreto e, longe de alcançar o amor sem limites, novos limites são impostos.

É verdade que, no mundo da alma, as mesmas circunstâncias nunca se repetem. Cada situação é única. Nada pode ser reduzido a um quadro rígido.

Mas, quem reconhece apenas a necessidade do momento corre o risco de não ser mais do que o instrumento de seu próprio desejo.

É necessário superar ao mesmo tempo a situação isolada e a fórmula sem variação. Acima da lei, que não é mais do que uma lei, acima da situação, que não é mais do que uma situação, é preciso encontrar uma "inspiração", o olhar para uma realidade transcendente que seja ao mesmo tempo suficientemente flexível para que possa adaptar-se às circunstâncias particulares e, no entanto, universal, que possa "esclarecer" todos os casos.

O amor sem limites responde a essas duas exigências.

Não remete secamente a um texto. Oferece "inspiração" e a "orientação". A todas as perguntas práticas que se pode colocar, o amor dá a mesma resposta: "Amarás, amarás de todo o coração". Não especifica as técnicas, mas indica o "espírito". É, em cada caso, o critério supremo. A melhor opção é sempre aquela que implica mais amor.

Eu Falo, filho meu, de um amor autêntico, do amor que vem de Deus e que vai para Deus, passando pelos homens. Trata-se do amor verdadeiro e gratuito, completamente diferente da vibração emocional do momento.

Aprenda, filho meu, a discernir onde está o amor. Considere e aprecie as situações em plena luz. Uma situação pode parecer "regular" aos olhos dos homens e não ser de modo algum regular aos meus. Uma situação pode ser válida em relação a todas as leis e, no entanto, inválida perante mim. Pelo contrário, tal situação que os homens podem julgar irregular ou culpável, pode não sê-lo diante de Deus. Nenhuma autoridade humana é juiz do amor. Sou eu, o Senhor-amor, o único juiz infalível dos corações.

Recorda-te sempre disto. Veja como meus pobres filhos se debatem na confusão quando lidam com os problemas mais pessoais, mais íntimos. Não discernem entre a verdade interior e uma situação. Não reconhecem onde está o amor autêntico.

Considere, por exemplo, no que se refere ao matrimônio, ao divórcio, ao adultério... Onde está a verdade, onde está a intenção, onde está o consentimento real? Além disso, acima das formas exteriores mais corretas, quantas vezes tudo se baseia em mentiras. Onde está a letra? Onde está o espírito? Onde está o que mata? Onde está o que vivifica? Meu filho, caminha na verdade. Anda na luz.

Qualquer decisão pode levar a um grande sofrimento. Na maioria das vezes, este sofrimento, se acolhido, sinaliza a solução do problema.

Na maioria dos casos, a melhor solução é aquela que exige um verdadeiro sacrifício. Ainda precisas aprender os "valores do perder". O sacrifício, invertendo os limites mais admitidos, os aparentemente mais seguros, é a expressão máxima do amor.

Filho meu, um navegante pode conduzir seu barco de várias maneiras. Pode navegar "à esmo" tendo em conta apenas o aspecto imediato do mar e sua experiência acumulada, içando a vela como bem lhe pareça.

Este método pode levar ao porto ou ao naufrágio.

O navegante também pode tomar a altura, ajustar-se aos mapas e aos instrumentos, mas se não se decide, em certos casos, modificar o itinerário, desviar-se da rota traçada no início da viagem, também poderá ir à catástrofe. O método primitivo de conduzir um barco unicamente pela observação das estrelas dava um ponto de referência certo, mas, ao mesmo tempo, deixava ao navio a liberdade de escolher os meios de ser fiel às direções dos astros.

Assim, o amor evita as condutas de abandono e também as mecânicas. É a estrela do mar. É luz para nós, guiando-nos sem se impor. A estrela também possui uma trajetória fixa. Ardente e constante, vai em direção a o seu objetivo sem se desviar. Mas, generosa e sem limites, difunde seus raios por todos os lugares. É assim que marcha o meu amor.

31. No mar imenso

O rio deságua no mar. Quando isto ocorre, esse rio deixa de existir. Deixa de existir como tal, isto é, como um rio e, no entanto, cada gota do rio subsiste no mar onde desaguou.

As gotas de água do rio se unem intimamente às gotas de água do mar. Perderam sua forma, sua estrutura própria. Foram profundamente transformadas.

No entanto, o que eram, não deixaram de ser.

A essência de cada gota de água do rio subsiste. Não pode perecer. Mas essas gotas são agora parte da água do mar. Seus limites anteriores desapareceram. Quem poderia definir seus atuais contornos? Foram "sublimados" em uma realidade maior, cujas propriedades são completamente novas.

O amor sem limites faz cessar as ordenanças enquanto tais. Ao mesmo tempo, leva a plenitude do cumprimento do que é o propósito profundo da ordenança.

Assim é com a lei e a graça, com a letra e o espírito, com a fórmula e o evento, com a imagem estilizada e o chamado vivo do Deus feito homem.

Para aqueles que necessitavam dos mandamentos escritos em tábuas de pedra, necessitariam mesmo de tais pedras se tivessem se lançado à chama da sarça ardente?

O amor sem limites é o mar imenso onde, aperfeiçoando-se, a lei se acaba, isto é, chega ao seu perfeito e pleno cumprimento.

® NARCEA, S.A. EDIÇÕES
Dr. Federico Rubio e Galí, 9. 28039 - Madrid
® EDITIONS ET LIBRAIRIE DE CHEVETOGNE Bélgica
Título original: Amour sans limite
Tradução (para o espanhol): CARLOS CASTRO CUBELLS
Tradução para o português: Pe. André Sperandio
Capa: Fragmento de um ícone de meados de século XVII atribuída a Emanuel lombardos
ISBN: 84-277-0758-4
Depósito Legal: M-26455-1987
Impressão: Notigraf, S. A. San Dalmácio, 8. 28021 - Madrid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF