Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Dom Gallagher: alimentação para todos é um dever moral

Fome no mundo | Vatican News

Na Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, Dom Paul Richard Gallagher, Secretário das Relações com os Estados, lança um apelo por sistemas alimentares sustentáveis e modelos de produção e de consumo circulares.

Isabella Piro – Vatican News

Substituir a "cultura do descarte" por uma "cultura do cuidado", a fim de "proteger a dignidade inerente a cada pessoa e preservar nossa casa comum": esta, em síntese, é a sugestão oferecida por Dom Paul Richard Gallagher, Secretário das Relações com os Estados, na primeira cúpula das Nações Unidas sobre sistemas alimentares, de 23 de setembro, em Nova York, um encontro virtual. Uma iniciativa "importante e oportuna", como o Arcebispo Gallagher define, recordando a "necessidade urgente de intensificar a ação internacional para transformar os sistemas alimentares e combater a insegurança alimentar e a desnutrição". O acesso à alimentação é um direito humano básico e essencial para uma vida digna", afirma o Secretário das Relações com os Estados: "A alimentação para todos é um dever moral.

Dom Paul Gallagher | Vatican News

No século XXI, a fome é uma vergonha 

Repetindo as palavras do Papa Francisco, o prelado frisou que "no século XXI, a fome não é apenas uma tragédia para a humanidade, mas também um verdadeiro motivo de vergonha". Daí o apelo a passar das palavras aos atos, ou seja, "das declarações e da formulação de estratégias à ação eficaz e urgente". Na prática, pergunta-se o Bispo Gallagher, como transformar os sistemas alimentares do mundo para fomentar o desenvolvimento sustentável, regenerar os sistemas sociais após a pandemia da Covid-19, promover o desenvolvimento integral da humanidade e proteger a integridade do planeta? A resposta, explica ele, se baseia em sete princípios-chave: aumentar a resiliência; fortalecer as economias locais; melhorar a nutrição; reduzir o desperdício de alimentos; proporcionar regimes alimentares saudáveis e acessíveis a todos; sustentabilidade ambiental; e respeitar as culturas locais.

O compromisso da Santa Sé

As dimensões "humana, econômica, ambiental e tecnológica" deverão, portanto, ser integradas na visão dos sistemas alimentares: uma visão que pode se tornar realidade, conclui Dom Gallagher, graças à ajuda da Santa Sé, "através das numerosas iniciativas da Igreja Católica implementadas em todo o mundo".

Fome no mundo | Vatican News

Os objetivos da cúpula

Liderada pelo Secretário Geral da ONU, António Guterres, a Cúpula de Sistemas Alimentares acontece durante a semana de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU. Esta é uma oportunidade histórica", informa uma nota, "para capacitar todas as pessoas a aproveitar o poder dos sistemas alimentares para liderar nossa recuperação da pandemia da Covid-19 e nos colocar novamente no caminho certo para atingir todas as 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável até 2030". Através desta cúpula", observou, "a ONU reafirma seu compromisso de promover os direitos humanos para todos e assegurar que todos, em todos os lugares, tenham a oportunidade de participar".

Papa Francisco: extirpar a injustiça da fome global

O evento foi precedido por uma pré-cúpula organizada pelo governo italiano em Roma, em julho. Na ocasião, o Arcebispo Gallagher entregou uma mensagem do Papa Francisco na qual ele salientou que é dever de todos "extirpar a injustiça" da fome global através de políticas corajosas. Daí, o convite a focalizar os sistemas alimentares sustentáveis e que respeitem o ambiente; na centralidade do setor agrícola e rural e na promoção da família, dentro da qual "aprendemos a apreciar os frutos da Terra sem abusar deles".

Fonte: https://www.vaticannews.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF