Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Dia Mundial do Migrante e do Refugiado: Francisco pede a construção de um mundo onde ninguém seja excluído

Papa Francisco durante o Angelus deste domingo.
Foto: Vatican Media
Por Miguel Pérez Pichel | ACI Prensa

Vaticano, 26 set. 21 / 01:30 pm (ACI).- Na celebração do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, neste domingo, 26, o papa Francisco enviou uma mensagem ao final do Angelus na Praça de São Pedro pedindo a construção de “um mundo cada vez mais inclusivo que não exclua ninguém”.

“Hoje é celebrado o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que tem como tema ´Rumo a um nós cada vez maior`. É necessário caminhar juntos, sem preconceitos e sem medo, ao lado daqueles que são mais vulneráveis: migrantes, refugiados, deslocados, vítimas do tráfico e abandonados. Somos chamados a construir um mundo cada vez mais inclusivo, que não exclua ninguém”, disse o pontífice.

Francisco expressou sua proximidade com aqueles que, “em diferentes lugares do mundo, estão celebrando esta jornada”. Ele saudou “os fiéis reunidos em Loreto por iniciativa da Conferência Episcopal Italiana em favor dos migrantes e dos refugiados”. Com ocasião da jornada, foi celebrada uma missa nacional da Igreja na Itália na basílica pontifícia de Loreto.

“Antes de deixar a praça, convido-vos a aproximar-vos do monumento da barca com os migrantes e deter-vos no olhar daquelas pessoas e ver nele a esperança que cada migrante tem hoje de começar a viver novamente”. Francisco se referiu à grande escultura de bronze que representa uma barca com migrantes e refugiados de todas as aldeias e épocas. A escultura foi inaugurada em 29 de setembro de 2019 junto à colunata barroca de Bernini que abraça a praça de São Pedro.

Papa Francisco na inauguração do monumento aos migrantes 
e refugiados. Foto: Vatican Media

Naquela ocasião, o papa explicou que a escultura tem como objetivo manifestar “a necessidade de que ninguém seja excluído da sociedade, seja um cidadão residente há muito tempo ou um recém-chegado”.

Em sua mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado deste ano 2021, difundida no dia 6 de maio, o papa Francisco lembrou que “estamos todos no mesmo barco e somos chamados a comprometer-nos para que não haja mais muros que nos separem, que não haja mais outros, mas somente um nós, grande como toda a humanidade. Por isso, aproveito a ocasião deste dia para fazer um duplo apelo a caminhar juntos rumo a um nós cada vez maior, dirigindo-me antes de tudo aos fiéis católicos e depois a todos os homens e mulheres do mundo”.

Para ler a mensagem completa do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, acesse AQUI.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF