Translate

sábado, 18 de setembro de 2021

A festa da impressão dos Estigmas de São Francisco

São Francisco de Assis  (© Musei Vaticani)

No dia 17 de setembro a Igreja e o mundo franciscano celebram a festa da impressão dos estigmas de São Francisco. “Um amor exageradamente grande” é o tema do Diálogo com Fr. Francesco Patton- Custódio da Terra Santa.

Lurdinha Nunes - Jerusalém

FR. FRANCESCO PATTON, OFM - Custódio da Terra Santa

Os estigmas são as feridas de Jesus. São Francisco as recebeu no Monte Alverne. Os biógrafos dizem que ao aproximar-se da festa da Exaltação da Cruz, na noite entre 13 e 14 de setembro.   São Francisco as recebeu, mas não apenas os sinais da Paixão, pois, segundo os escritos das primeiras testemunhas, entre elas Frei Elias, que imediatamente após a morte de Francisco escreveu uma carta para também testemunhar este milagre dos Estigmas diz que: foram constatadas marcas de pregos nas mãos e nos pés de São Francisco. Um dos biógrafos diz que elas tinham uma cabeça escura e que se via os pregos rebitados e assim como nas mãos e nos pés, São Francisco tinha a ferida também no lado direito que periodicamente sangrava.

https://youtu.be/hNfoju923jk

FR. FRANCESCO PATTON, OFM - Custódio da Terra Santa

De fato, São Boaventura, que também faz uma reflexão teológica sobre os estigmas, dirá que quando Francisco desce do Monte Alverne, traz consigo a imagem do Cristo Crucificado, mas não esculpida pela mão do homem ou pintada pela mão do homem, mas sim, pintada em sua carne pelo dedo do Deus vivo. O dedo do Deus vivo é o Espírito Santo.

Uma real manifestação de Deus que se realiza, seja na sua bela transcendência luminosa, seja na sua proximidade conosco através da Cruz.

Frei Patton

FR. FRANCESCO PATTON, OFM - Custódio da Terra Santa

Jamais esqueçamos que, o que aparece a São Francisco no Monte Alverne, é um belo e crucificado Serafim, portanto, uma real manifestação de Deus que se realiza, seja na sua bela transcendência luminosa, seja na sua proximidade conosco através da Cruz. Para dizê-la como São Paulo, “Um servo obediente até a morte e morte de Cruz...” ou se quisermos fazer o caminho inverso, é um crucifixo que, no entanto, nos mostra que, além do Crucificado, está o Serafim. Além do Crucifixo está a transformação do homem em luz, em fogo, em beleza e, portanto, podemos também ver o que a cruz nos faz experimentar ao nos projetarmos na própria vida de Deus.

Deixemo-nos transformar, para sermos discípulos que procuram se espelhar em Jesus crucificado

A festa da impressão dos Estigmas de São Francisco

FR. FRANCESCO PATTON, OFM - Custódio da Terra Santa

O Monte Alverne, é um dos mais importantes santuários franciscanos, precisamente porque traz a memória dos estigmas. Com tudo isso, deixemo-nos transformar, para nos parecermos com Jesus, para aprendermos a não ser mais indivíduos que buscam a própria imagem no espelho, mas para sermos discípulos que procuram se espelhar em Jesus crucificado, em Jesus que dá a vida por nós e também em Jesus ressuscitado, que nos leva a viver a própria vida de Deus. 

Boa festa dos estigmas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF