Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2021

História, Oração e Frases de São Vicente de Paulo

Guadium Press
A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 27 de setembro, a memória de São Vicente de Paulo, padroeiro das obras de caridade e fundador da Congregação da Missão (Vicentinos) e das Filhas da Caridade.

Redação (27/09/2021 12:27, Gaudium Press) São Vicente de Paulo nasceu na França em 1581, em uma família de camponeses. Ainda adolescente ingressou no colégio dos franciscanos. Após receber a tonsura e as ordens menores, entrou na Universidade de Toulouse para estudar teologia. Foi ordenado sacerdote no ano de 1600.

Mais tarde fundou a Congregação da Missão para dar missões populares e trabalhar na formação do clero, e também foi co-fundador com Santa Luiza de Marilac da Companhia das Filhas da Caridade. Ainda em vida conheceu São Francisco de Sales e Santa Joana de Chantal.

Morreu no dia 27 de setembro de 1660, aos 84 anos de idade. Sua canonização ocorreu no dia 16 de junho de 1737, pelo Papa Clemente XII. No dia 12 de maio de 1885, foi declarado Patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII.

Guadium Press

Frases de São Vicente de Paulo

01 – “Uma maneira ótima para se exercitar no amor de Cristo, é acostumar-se a tê-lo sempre presente em nós”.

02 – “Os grandes propósitos são sempre atravessados por diversos obstáculos e dificuldades”.

03 – “Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que esteja”.

04 – “A verdadeira caridade abre os braços e fecha os olhos”.

05 – “Nunca se tem Deus como Pai, se não se tem Maria como Mãe”.

Guadium Press

06 – “A águia, quanto mais se levanta em seu voo, mais se avizinha do sol; do mesmo modo a alma, fortalecida com confiança, desprende-se da terra e mais se une a Deus pelo amor”.

07 – “É preciso que vós e eu tomemos a resolução de jamais faltar à oração diária”.

08 – “Só as verdades eternas podem encher o nosso coração”.

09 – “Não sei quem é mais carente: se o pobre que pede pão ou o rico que pede amor”.

10 – “Deixemos Deus conduzir a nossa pequena embarcação; se ela lhe for útil, ele a preservará do naufrágio”.

Guadium Press

Oração a São Vicente de Paulo

Ó São Vicente de Paulo, que olhastes fraternalmente para os pobres e miseráveis, e formastes mulheres e homens para o trabalho da evangelização dos pobres e da promoção humana, inspira-nos, pela vossa intercessão ao nosso Deus, em nossa ação missionária dentro da presente realidade.

Faz com que vejamos a miséria humana em que vivem milhões de irmãs e irmãos nossos. Desperta em nossa vida o senso de paz e de justiça num mundo de tantas desigualdades sociais. Ensina-nos a humildade e a mansidão quando procuramos a grandeza e a fama a custa da exploração de nossos irmãos.

Fortalece nossas ações em favor das crianças abandonadas, dos jovens desnorteados, dos idosos solitários, dos desempregados, dos sem-terra e sem teto, dos que sofrem por causa do nosso egoísmo, da multidão dos marginalizados e excluídos que passam fome e que não têm nem voz e nem vez em nossa sociedade.

Ajuda-nos a seguir Jesus Cristo “evangelizador dos pobres” e a deixarmos “Deus por Deus” quando servimos efetivamente nossos irmãos. Amém. (EPC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF