Translate

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Relíquias de "Chiquitunga", a primeira Beata do Paraguai, voltam à sua terra natal

As relíquias de Chiquitunga, a primeira beata paraguaia,
regressam à sua terra natal 

As relíquias foram recebidas no Aeroporto por uma grande multidão de fiéis. Na ocasião foi celebrada uma Santa Missa transmitida pela maioria das emissoras de rádio e televisão do país.

Vatican News

Os fiéis católicos do Paraguai estão felizes, apesar da pandemia, de acolher as relíquias de María Felícia de Jesús Sacramentado, conhecida como "Chiquitunga", a primeira Beata paraguaia, que chegaram, em duas urnas, na última terça-feira (21/9), ao aeroporto internacional da capital, Assunção. As relíquias haviam sido enviadas a Roma, há três anos, para um processo de conservação. Após a Santa Missa, que contou com a participação de numerosos fiéis e autoridades, as urnas foram levadas para o mosteiro das Carmelitas Descalças, a Ordem à qual a Beata pertencia, ao falecer em 1959, aos 34 anos.

Festa e missa na chegada

Apesar do horário da chegada das relíquias ao aeroporto, por volta das 5h da manhã, foi grande a afluência de fiéis. O acontecimento foi transmitido pela maioria das emissoras de rádio e televisão. Segundo a agência Fides, a Santa Missa foi presidida, em frente ao aeroporto, pelo Presidente da Conferência Episcopal do Paraguai, Dom Adalberto Martínez Flores, Bispo da diocese de Villarrica, e concelebrada pelo Arcebispo de Assunção, Dom Edmundo Valenzuela. Estavam presentes também os parentes da religiosa carmelita, que traziam buquês de flores, retratos da Beata e bandeiras do Paraguai.

Em sua homilia, Dom Martínez, Bispo de Villarrica, onde a Beata nasceu, disse: “Chiquitunga foi escolhida por Deus, através de seus vários ministérios, por sua perfeição na santidade: foi apóstola, catequista, mestra, evangelizadora e incansável na sua ação e na oração”. Ao término da celebração, o Bispo pediu a intercessão de “Chiquitunga” para a libertação de três pessoas, entre as quais o ex-presidente do país, Óscar Denis, sequestrados no norte do país pela guerrilha, sobre as quais ainda não se sabe notícia.

Saudação do Papa

Por ocasião do retorno das relíquias da Beata ao país, o Santo Padre enviou uma carta de saudação aos católicos paraguaios, através do Cardeal Pietro Parolin, endereçada ao arcebispo de Assunção, Dom Valenzuela. Após a celebração Eucarística, as urnas foram colocadas em um caminhão dos bombeiros e transportadas até o mosteiro das Carmelitas, escoltadas por motociclistas da Polícia Estadual e uma multidão de fiéis. Depois de meia hora de viagem, as relíquias chegaram ao seu destino, a 15 quilômetros do aeroporto, saudadas por aplausos e música da banda do exército. As urnas foram colocadas em uma Capela, onde sobressai um grande retrato da Beata.

O processo de beatificação de Chiquitunga começou em 1997 e, em março de 2010, Bento XVI a declarou Venerável. Em 2018 a Congregação das Causas dos Santos aprovou um milagre por intercessão de Chiquitunga e o Papa Francisco autorizou a sua beatificação, que ocorreu em 23 de junho de 2018, em Assunção.

(Agência Fides)

Fonte: https://www.vaticannews.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF