Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Cardeais Odilo Sherer e Orani Tempesta: recordação de dom Falcão

Velas acesas | Vatican News

Dom Odilo e Dom Orani recordam o cardeal Falcão que faleceu neste domingo à noite em Brasília: homem sábeio e silencioso.

Silvonei José - Vatican News

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer falou à Rádio Vaticano – Vatican News sobre dom Falcão, “um homem sábio e silencioso”.

Cardeal José Freire Falcão | Vatican News

“Na noite do domingo 26 de setembro recebemos a triste notícia do falecimento do cardeal dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília”, disse dom Odilo. “Dom Falcão era conhecido como um homem muito sábio, muito silencioso não falava muito, mas falava palavras com muita sabedoria. Um homem, um pastor muito querido pelo seu povo em Brasília. Eu mesmo – continuou dom Odilo – “pude testemunhar muitas vezes, quanto ele era amado pelo povo nas paróquias, e também pelos clérigos e religiosos”.

Cardeal Odilo Scherer | Vatican News

“Dom José Freire Falcão faleceu depois de um longo serviço a Igreja que ele amava muito, e ele amava muito também o Papa São João Paulo II com quem ele teve uma proximidade muito grande a quem visitou várias vezes e também é claro com Papa Bento XVI, o Papa Francisco, bem que agora já na sua idade avançada, não podia mais viajar para o encontrar”. “Dom Falcão – evidenciou o arcebispo de São Paulo - deixa sem dúvida a marca na arquidiocese de Brasília, também no conjunto da vida do episcopado brasileiro como um homem de Deus, um homem sábio, um pastor preocupado com bem do seu povo, com o cuidado pastoral da sua diocese e que fez com que houvesse muitas lideranças leigas, muitos movimentos e organizações do laicato que prosperasse Diocese de Brasília”.

Dom Odilo concluiu: “Que Deus acolha dom Falcão no seu reino e lhe dê a recompensa dos servos bons e fiéis, depois de seu longo serviço prestado à igreja”.

Cardeal Orani Tempesta | Vatican News

Também arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro com profundo pesar abraça tanto arquidiocese de Brasília como os familiares do cardeal dom José Freire Falcão pelo seu falecimento na noite de ontem em Brasília, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta à Rádio Vaticano – Vatican News. “Nós agradecemos a Deus pela sua vida e pela sua missão. Sua longa vida aos 95 anos, volta para casa do pai e tenho certeza que recebe a recompensa por seus vastos serviços e seu testemunho dedicado a Deus e à Igreja”, sublinhou dom Orani.

O arcebispo do Rio recordou que Dom Falcão era cearense de nascimento e serviu na arquidiocese de Teresina e depois em Brasília onde serviu por muito tempo. Como segundo arcebispo e como cardeal serviu a Igreja de Deus, ele que serviu na humildade com o é o seu lema “servir na humildade””.

Tenho certeza – disse ainda dom Orani -, também recebe a recompensa de Deus pela sua vida e pela sua missão. “Agradecemos a Deus pelo seu testemunho. Pedimos a Deus pela sua vida e pedindo a Deus que o acolha na eternidade: Nós do Rio de Janeiro e nós os cardeais também abraçamos tanto a diocese de nascimento como também a arquidiocese de Brasília, como também os familiares de dom Falcão neste momento em que nós celebramos a sua volta ao Pai. Que ele repouse em paz”.

Fonte: https://www.vaticannews.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF