Translate

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Charles de Foucauld: um soldado que ensina as virtudes do deserto

EAST NEWS
Por Philippe Neveu

Através de sua humildade, sua "sede" pelo absoluto e seu senso de luta interior, o beato Charles traçou um caminho que continua sendo um exemplo em todos os lugares.

É uma grande alegria saber que o beato Charles de Foucauld (1858-1916) – graduado pela principal academia militar da França, Saint Cyr, e que serviu na cavalaria francesa na Argélia – em breve será canonizado pelo Papa Francisco.

Para o exército francês, este será o primeiro soldado canonizado e um santo a invocar em casa, na escola militar e no exterior, onde este futuro santo conseguiu descobrir a atração do deserto e explorar a existência de Deus.

Uma vida de várias conversões

A vida de Foucault foi cheia de desafios. Após a perda de seus pais quando ele tinha seis anos, ele foi carinhosamente criado por seu avô materno. Na adolescência distanciou-se da fé. Conhecido como amante do prazer e da vida fácil, revelou, não obstante tudo, uma vontade forte e constante nos momentos difíceis.  O jovem Foucauld foi mais tarde atraído pelo exército e admitido na Academia Militar Saint-Cyr. Depois de ser designado para um regimento, ele renunciou aos 23 anos para explorar o Marrocos. Pouco a pouco, ele começou a descobrir Aquele que acalmaria seu coração.

Charles de Foucault tinha sede pelo absoluto e fez de tudo para satisfazê-la. Sua conversão aconteceu ao longo dos anos que se seguiram à sua vida militar. Embora pudesse ter optado por se casar e viver na riqueza como seus antepassados, ele escolheu as paisagens desérticas da Argélia para viver com os tuaregues como eremita. A partir de sua experiência de fé em Deus, ele entendeu que não poderia fazer outra coisa a não ser viver apenas para Ele.

No exterior

Foi no deserto que sua conversão começou. Durante essa missão, ele se revelou como um excelente líder de pelotão e camarada.

Durante uma campanha no Oranês do Sul, o general Laperrine, que estava na expedição e pôde julgar seu camarada, escreveu: “Em meio aos perigos e privações das colunas expedicionárias, esse festeiro alfabetizado provou ser um soldado e um líder; suportando alegremente os momentos mais difíceis, cuidando devotamente de seus companheiros”.

“Precisamos atravessar o deserto”

O tenente Charles de Foucauld amava a vida militar, o que lhe permitiu despertar sua inteligência e sua fé. Mais tarde, ele diria em seus escritos depois de longos anos no deserto: “Devemos passar pelo deserto e lá ficar para receber a graça de Deus; é lá que alguém se esvazia, que expulsa de si tudo o que não é Deus e que esvazia completamente esta casinha da alma para deixar todo espaço apenas para Deus […]” (Carta ao Padre Jérôme, 19 de maio de 1898).

É impressionante notar ainda hoje, um século depois, não muito longe de Tamanrasset, no Sahel, que os soldados franceses podem viver a mesma experiência que Foucault. Sendo confrontados com o calor, a dureza e o silêncio do deserto durante as operações ou apenas durante o dever de guarda, Foucault descobriu outro mundo, uma realidade que o fez buscar respostas. Isso lhe deu uma experiência única, uma profundidade de ser.

Deserto

A vida militar e a vida de um eremita são diferentes, mas em ambos os casos se exige abnegação, humildade e esquecimento de si mesmo para cumprir a missão e aceitar que não se domina tudo.

Quantas vezes ouvi militares de todos os ramos falarem comigo compartilhando belas discussões sobre a experiência de seus desertos, sejam eles externos ou internos. A busca pelo absoluto nos atrai ou nos repele, mas ninguém pode permanecer insensível a ela! Ir ao deserto é uma experiência única que abre horizontes!

Étienne de Montéty escreve: “Foucauld se tornou um mestre da humildade e abnegação, obra de uma vida.” Através de seu senso de autossacrifício, sua bondade, sua sede pelo absoluto e seu desejo de imitar Cristo, ele pavimentou o caminho para nós e continuará sendo um exemplo para todos os soldados. Ele era um lutador que sabia como superar seus fracassos abandonando-se nas mãos de nosso Senhor e sendo bom para todos.

Por ocasião de sua próxima canonização, peçamos a Foucault as graças de que precisamos e alegremo-nos com as boas novas que permitirão que muitos superem seu medo e confiança em Deus através de todos os desertos de suas vidas. E que o beato e futuro São Charles de Foucauld abençoe e proteja todos os nossos militares que servem o país com honra e fidelidade.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF