Translate

quarta-feira, 8 de março de 2023

Igualdade da mulher, para gerar um amanhã sustentável e fraterno

Brasil Escola - UOL

IGUALDADE DA MULHER, PARA GERAR UM AMANHÃ SUSTENTÁVEL E FRATERNO

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ) 

Comemorando a data do Dia Internacional da Mulher, não simplesmente aderimos a uma das diretrizes da ONU, para o desenvolvimento sustentável da agenda 2030, mas celebramos o seu contributo imprescindível, para um crescimento integral, harmonioso e promissório, do ser humano e da Criação inteira. De fato, como estamos percebendo os sinais graves de uma crise civilizatória em todo o planeta, descobrimos, e acreditamos, também, com esperançosa visão, que a participação e a dignificação da mulher são uma das chaves para uma solução humanitária e consciente.  

Certamente, vincular as mulheres a sua capacidade, e liderança, em cuidar e preservar a vida e a integridade da Natureza, é consenso graças ao Deus da Vida, cada vez mais claro e nítido. Não apenas garantem um mundo mais sustentável e limpo, mas são também as artífices e parteiras de uma humanidade em paz, sem guerras e ódios homicidas. Por isso, torna-se obsoleto e criminoso, a violência contra a mulher, o machismo, e todo tipo de dominação, por tornar-se cega e injusta.  

Se queremos famílias que sejam remanso de alegria, paz, e afeto, tudo começa com o respeito, com a complementaridade e a singularidade, que a mulher representa no lar, não limitando, ou forçando, sua presença exclusivamente à esfera doméstica, mas compartilhando com elas a liderança civil, econômica e cultural, da edificação de uma civilização do dar e do dar-se, da reciprocidade, e parceria fraterna e convergente. Sim, uma vez mais, seguindo a nossa fé cristã, homenageamos e honramos as nossas irmãs mulheres, aprendendo com elas a ternura e o amor incondicional, a paciência e o cuidado, para com a vida e toda a Criação. 

Reconhecendo o valor, a inteligência espiritual e sócio emocional, a solicitude e generosidade da mulher, em todos os planos e dimensões, como uma preciosa companheira e irmã, estaremos sendo fiéis a nossa vocação e missão de sermos, com elas, guardiões e jardineiros da Terra, dom de nosso querido e amado Pai das misericórdias. Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF