Translate

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Bispos anglicanos e católicos: depois de séculos de separação, em frente na reconciliação

Francisco com o arcebispo Justin Welby durante as Vésperas em São Paulo Fora dos Muros no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (ANSA)

Comunicado conjunto dos participantes no evento ecumênico “Growing together” ("Crescer juntos”), organizado pelo Iarcuuum entre Roma e Cantuária por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Na nota é reiterado o desejo de continuar o diálogo em nome da unidade e da missão e também o desejo de trabalhar juntos para enfrentar os desafios globais, como as guerras e a crise climática.

Francesca Merlo – Cidade do Vaticano

“Nosso comum testemunho, chamado e compromisso”, é o título do comunicado conjunto dos bispos anglicanos e católicos que participaram do evento ecumênico Growing together, realizado inicialmente em Roma e depois em Cantuária, de 22 a 29 de janeiro, no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Uma ocasião de diálogo, oração, peregrinações e debates sobre missão e testemunho que, organizada pela Comissão Internacional Anglicano-Católica Romana para a Unidade e Missão (IARCCUM), recebeu o apoio do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos em Roma e o Secretariado da Comunhão Anglicana.

Perseverar no diálogo

Os bispos participantes representaram 27 países ao redor do mundo e foram enviados pelo Papa Francisco e pelo arcebispo de Cantuária, Justin Welby, ao final da celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma. No texto – divulgado no dia 1º de fevereiro – expressam um apelo decisivo à unidade e à missão compartilhada.

“Depois de quatro séculos de conflito e separação, a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana estão no caminho da reconciliação há quase sessenta anos. Por vezes o caminho foi acidentado, mas o Espírito Santo agiu e as nossas igrejas têm perseverado num diálogo que se revelou extraordinariamente frutífero”, lê-se no documento.

Testemunho, amizade, missão, sinodalidade

Os bispos reconhecem a alegria e a vida que provêm da comunhão em Cristo e reafirmam o seu compromisso na construção de um diálogo fecundo, preenchendo a lacuna entre os elementos partilhados da fé e a sua expressão tangível na vida eclesial.

Destacando os quatro temas principais: Testemunho, Amizade, Missão e Sinodalidade, os bispos exortam a Igreja a priorizar as relações. Portanto, fazem eco ao apelo do Papa Francisco para colocar “irmãos e irmãs em primeiro lugar, depois as estruturas”. “A sinodalidade não diz respeito simplesmente do governo da Igreja; diz respeito a colocar as relações no centro da vida da Igreja”, diz o comunicado.

Juntos contra guerras e crises climáticas

A nota não deixa de focar na urgência de enfrentar a crise climática: a este respeito, os bispos sublinham a necessidade de cuidar da nossa casa comum, na esteira da Encíclica Laudato si' do Papa Francisco e do Lambeth Call on the Environment and Sustainable Development, publicado pelos bispos anglicanos durante a Conferência de Lambeth de 2022.

O comunicado conjunto se conclui com o convite a proclamar a Boa Nova da paz nos lugares atingidos pelas guerras em curso. Retornando às suas igrejas locais, os bispos comprometem-se a rezar para que o seu ministério, lado a lado como católicos e anglicanos, seja uma antecipação da reconciliação de todos os cristãos na unidade da única Igreja de Cristo.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF