Translate

segunda-feira, 6 de março de 2023

O Papa aos futuros sacerdotes: sejam sempre sinal de uma Igreja em saída

O Papa Francisco com a comunidade do Seminário Diocesano
"Saint Mary" da Diocese de Cleveland, EUA  (Vatican Media)

Ao receber em audiência, nesta segunda-feira, a comunidade do Seminário Diocesano “Saint Mary” de Cleveland, Francisco destacou três características do caminho sinodal que são essenciais para a formação dos futuros sacerdotes e ministros do Evangelho: escuta do Senhor, caminhar juntos e testemunho.

Mariangela Jaguraba - Vatican News

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira (06/03), na Sala Clementina, no Vaticano, a comunidade do Seminário Diocesano “Saint Mary” da cidade de Cleveland, Estado de Ohio, nos Estados Unidos.

A visita da comunidade a Roma se realiza no âmbito dos 175 anos de fundação desse seminário. "Alegra-me saber que o Seminário continua respondendo às necessidades atuais da Igreja, educando e formando diáconos e ministros leigos para ajudar os membros do Santo Povo de Deus a viverem o seu chamado a serem discípulos missionários. Este apelo assume uma importância cada vez maior à luz do caminho sinodal que toda a Igreja empreendeu", disse Francisco em seu discurso.

A seguir, o Papa partilhou com os membros do Seminário “Saint Mary” algumas reflexões sobre três características do caminho sinodal que são essenciais para a formação dos futuros sacerdotes e ministros do Evangelho.

Escutar a voz de Deus e discernir é indispensável

"A primeira característica é a escuta do Senhor", sublinhou o Papa. Portanto, é necessário "abrir espaço todos dias da nossa vida ao Senhor, meditar a sua Palavra, passar tempo com Ele em oração, escutando-O em silêncio diante do Tabernáculo".

Com efeito, escutar a voz de Deus no fundo do coração e discernir a sua vontade é indispensável para o nosso crescimento interior, sobretudo quando nos deparamos com tarefas urgentes e difíceis. A este propósito, a vida no seminário lhes oferece a possibilidade de cultivar o hábito da oração que os servirá no futuro ministério. Ao mesmo tempo, a escuta do Senhor envolve também responder com fé a tudo o que Ele revelou e que a Igreja transmite, para que se possa ensinar e anunciar aos outros a verdade e a beleza do Evangelho de modo autêntico e alegre.

Caminhar com o rebanho significa com todos

A segunda característica do caminho sinodal proposta pelo Papa é caminhar juntos. Segundo Francisco, o tempo de formação no seminário é ocasião para aprofundar o espírito de comunhão fraterna, não só entre seus membros, mas também com o bispo, com o clero local, com os consagrados e leigos, e com a Igreja universal. "Devemos nos reconhecer como parte de um único grande povo que recebeu as promessas de Deus como um dom, não como um privilégio", frisou o Papa, ressaltando que "o bom pastor caminha junto com o rebanho: às vezes à frente, para indicar o caminho; às vezes no meio, para incentivar, e às vezes atrás, para acompanhar os que estão em dificuldade. Lembrem-se sempre de que é importante caminhar com o rebanho, nunca separados dele."

Ser sempre sinal de uma Igreja em saída

Por fim, a terceira característica: o testemunho. "A escuta de Deus e o caminhar junto com os outros dão fruto ao se tornarem sinais vivos de Jesus presente no mundo. Que os anos passados ​​no seminário preparem vocês para uma entrega total a Deus e ao seu povo santo, no amor celibatário e com o coração indiviso", disse ainda Francisco, acrescentando:

A Igreja precisa do seu entusiasmo, da sua generosidade e do seu zelo para mostrar a todos que Deus está sempre conosco, em todas as circunstâncias da vida. Rezo para que, nas várias formas de apostolado educativo e caritativo em que vocês estão engajados, vocês sejam sempre sinal de uma Igreja em saída, testemunhando e partilhando o amor misericordioso de Jesus com todos os membros da família humana, especialmente os pobres e necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF