Translate

sexta-feira, 26 de março de 2021

Igreja de Acari no Rio Grande do Norte se torna Basílica Menor

Igreja de Nossa Senhora da Guia /
Foto: Facebook Paróquia de Nossa Senhora da Guia - Acari-RN

NATAL, 26 mar. 21 / 03:00 pm (ACI).- O Papa Francisco concedeu o título de Basílica Menor à Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Acari (RN). O decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos foi lido pelo bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, no último dia 25 de março, ao final da celebração de dedicação da igreja.

“Nós nos preparávamos para a dedicação da Igreja matriz e quis a Providência de Deus que neste mesmo dia recebêssemos essa alegre notícia de que a nossa matriz agora se tornou Basílica Menor”, declarou Pe. Fabiano Maurício Dantas, pároco de Acari.

O sacerdote explicou em artigo ao Vatican News que a elevação da igreja à dignidade de Basílica Menor se deu por causa de sua história e arquitetura. Ali foi batizado, há cem anos, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro Cardeal Eugênio de Araújo Sales, que foi também sacerdote, bispo auxiliar e administrador apostólico da Arquidiocese de Natal e morreu em 2012.

A Igreja de Nossa Senhora da Guia foi construída por Padre Thomaz Pereira de Araújo e inaugurada em 1867. É a segunda paróquia mais antiga da Diocese de Caicó, por ter sido erigida em 1835, e uma das mais antigas do estado do Rio Grande do Norte.

A devoção a Nossa Senhora da Guia, porém, é ainda mais antiga na região e, segundo historiadores, remonta ao ano de 1738. Por isso, a paróquia guarda uma forte expressão da piedade popular.

Em uma mensagem enviada ao Bispo de Caicó, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, expressou, em nome da Província Eclesiástica de Natal, a alegria pela elevação da igreja de Nossa Senhora da Guia à Basílica Menor.

“Quando Bispo de Caicó, sempre pude apreciar o esmero e a solicitude da Paróquia de Acari pela beleza das celebrações litúrgicas – principalmente na Festa de Agosto –, animadas com o autêntico espírito do Concílio Vaticano II, que impele as comunidades àquela nobre simplicidade que ajuda eficazmente ao serviço divino do louvor a Deus”, declarou.

O prelado também ressaltou “a perseverança do Coral que conserva a herança de inestimável valor da música sacra composta pelo Maestro Felinto Lúcio Dantas, que por décadas o regeu em Acari e Carnaúba e que hoje possui a sua obra musical conhecida e apreciada inclusive em Roma”.

De acordo com o decreto Domus ecclesiae da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que contém as "normas para a concessão do título de Basílica Menor", existem algumas igrejas “dotadas de uma especial importância para a vida litúrgica e pastoral, que podem receber do Sumo Pontífice o título de ‘Basílica Menor’, mediante o qual vem expresso um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

Além das Basílicas Menores, presentes em diferentes países em todo o mundo, há quatro templos que recebem o título de Basílicas Maiores e estão em Roma: a Basílica de São Pedro, a Basílica de Santa Maria Maior, a Basílica de São Paulo Fora dos Muros e a Basílica de São João de Latrão.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF