Translate

quarta-feira, 24 de março de 2021

Por que a mãe e o pai nunca param de sofrer pelos filhos?

Di Olesya Kuznetsova|Shutterstock
por Orfa Astorga

Aqueles que não nutriram laços familiares não serão capazes de despertar o amor pela sociedade mais tarde.

Em importantes celebrações familiares, meu pai discursava brevemente antes de abençoar a refeição. Ele sempre aconselhou a permanecermos unidos no amor, contribuindo para a sociedade com nossos valores cristãos.

E, modéstia à parte, nós o cumprimos, sendo beneficiários do amor que unia meus pais. Eles viveram a alegria e o amor dando-nos a vida e nos educando.

E assim foi que nossa história familiar foi refinada em lições que agora fazem parte de nossa própria experiência, sobre o fato de que ninguém pode amar se não o sabe, e se não se sente amado.

Assim, os atos morais bons ou maus dos filhos serão sempre fonte de alegria ou sofrimento para os pais e a medida de sua felicidade.

Amor recíproco

Os pais, no seu amor, querem ser correspondidos e esperam sempre uma frase ou um gesto carinho, guardando silêncio e escondendo a tristeza pela falta de amor dos filhos.

Os pais vivenciam vividamente as emoções de seus filhos. É assim que eles acompanham cada um dos filhos à medida que vão crescendo, identificando-se com as suas alegrias, com a sua inesgotável capacidade de maravilhar-se, com os seus pequenos ou grandes contratempos, descobrindo e aceitando o seu ser com um amor afetuoso.

Sofrer com o filho

Por orgulho ou por rebeldia, os filhos tomam decisões sem consultá-los ou sem permitir que os pais os ajudem.

Nada desanima mais o pai e a mãe do que a impossibilidade de ajudar um filho. Mas eles não desistem de semear amor para colher amor.

Os pais sofrem a maior dor com as tristezas de uma criança.

Diante da dor de uma criança, os pais não apenas sofrem com a mente e o coração, mas a sentem nas próprias entranhas.

E em silêncio eles oferecem sua vida pelo bem da criança.

Eles nos educam como um serviço, e às vezes a correção custa a eles suas próprias lágrimas.

É assim que, após um conflito, o pai e a mãe aguardam ansiosamente a volta do sorriso, da paz e da harmonia.

Os pais não aspiram apenas à boa vontade dos filhos, mas a serem reconhecidos em seus corações.

É lá onde querem morar enquanto vivem e quando partem.

Nunca deixamos de ser crianças

Mesmo os filhos adultos gostam da presença dos pais e gostam de chamar a sua atenção para obter um sorriso, desfrutar de uma carícia ou de um olhar de reconhecimento, como quando eram crianças.

Isso porque os pais sempre professam o amor incondicional, e o filho(a), sabendo que é amado incondicionalmente, não se envergonha de manifestar certos traços de sua infância em plena maturidade, em um descanso de alma.

Aqueles que não nutriram laços familiares não serão capazes de despertar o amor pela sociedade mais tarde.

Por outro lado, quem na escola da alegria e da dor aprendeu a amar os pais e os irmãos, pode depois amar também uma comunidade: só poderá ver irmãos nos seres humanos, porque a comunidade humana se baseia no amor e na confiança, e esses dois sentimentos só se desenvolvem por meio da família.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF