Translate

sábado, 20 de março de 2021

GUARDIÃO SILENCIOSO DA SAGRADA FAMÍLIA E DA IGREJA, SÃO JOSÉ, EM SEU DIA, RECEBE HOMENAGENS DE BISPOS NO BRASIL

CNBB

Você sabe que idade São José tinha quando se casou com Maria? Quantas vezes foram feitas referências ao nome dele na Bíblia? Com que idade morreu? Estas e outras perguntas são respondidas em um vídeo, especialmente gravado pelo bispo de Paranavaí (PR), dom Mário Spaki, para aprofundar a história e os significados de São José para os cristãos católicos e para a Igreja neste dia dedicado à sua memória no calendário da Igreja.

Dom Mário faz sua reflexão baseada no que dizem os estudiosos e Papas sobre o santo. Nos Evangelhos Canônicos ele não profere uma única palavra: José é o homem a quem o Senhor revela seus planos durante seu sono. Os Livros Apócrifos lhe atribuem frases curtas e lacônicas, que o descrevem como o guardião silencioso da Sagrada Família. No vídeo, dom Mário apresenta a oração que o Papa Francisco fez para estimular os fieis a rezarem pedindo as bênçãos a São José, o padroeiro universal da Igreja, especialmente nestes contra a pandemia.

https://youtu.be/YDp3NPRcfaI

Hino inédito em louvor a São José

Dois seminaristas da arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), Leonardo Silva e João Vitor Oliveira, a pedido de seu arcebispo dom Moacir Silva, o primeiro arcebispo do Brasil nomeado pelo Papa Francisco, compuseram um hino inédito em louvor a São José como presente neste dia em que a Igreja celebra a sua memória.

A música inspirou-se na carta apostólica do Papa Francisco, Patris Corde, que significa “com coração de Pai”, na qual o Santo Padre convoca a Igreja a celebrar em 2021 o ano de São José, comemorando os 150 anos de sua declaração como Padroeiro Universal da Igreja.

O hino pode ser usado nas celebrações da comunidade que dedicam especial atenção a São José, especialmente nas solenidades que marcam o aniversário de seu dia, como neste 19 de março. Dom Moacir afirma que com o hino pode-se ajudar povo a corresponder e a sustentar o pedido do Papa de vivermos o ano de São José.

Os autores Leonardo Oliveira Silva e João Vitor de Oliveira, em declaração, autorizaram a divulgação e reprodução, por parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da música “Com coração de Pai”, elaborada especialmente para o ano de São José, bem como a partitura, cifra musical e letra.

Faça download aqui da letra de da partitura:

Letra
Cifra musical 

Aprenda, no vídeo abaixo, o ritmo e a melodia na voz dos próprios autores:

https://youtu.be/0tMQ9sJfkoA

CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF