Translate

domingo, 21 de março de 2021

Ano da Família: carregar a cruz e ressuscitar com Cristo

Dom Ricardo Hoepers / Foto: CNBB

BRASILIA, 19 mar. 21 / 10:00 am (ACI).- O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, publicou uma mensagem por ocasião do Ano da Família Amoris Laetitia, na qual exorta os fiéis a aprenderem com os momentos difíceis a carregar a cruz e a ressuscitar com Cristo.

Em sua mensagem, Dom Hoepers incentiva as famílias a aproveitarem “esse tempo, mesmo de dureza, de problemas, de desafios, de pandemia para dizer a Deus que a nossa generosidade nesse tempo aumenta, triplica, porque nós queremos aprender com esses momentos difíceis a carregar a nossa cruz, mas também ressuscitar com Jesus Cristo”.

Para o também Bispo de Rio Grade (RS), este é um “tempo muito oportuno para crescer na fé, na esperança e na caridade”.

Além disso, afirma que a exortação apostólica Amoris Laetitia “é pura misericórdia de Deus para com a família” e que São José “é o que providencia realmente o que precisamos”.

Assim, à luz da exortação e do Santo Padroeiro da Igreja Católica, anima a “nos fortalecer e enfrentar esses tempos difíceis como família, como igreja doméstica, como igreja comunidade eclesial, como discípulos missionários, como comunidades eclesiais missionárias”, ou seja, “como esta Igreja viva e atuante que crê no Senhor Jesus Cristo e que também segue seus passos”.

Por fim, encoraja, “que seja um momento oportuno, propício para que todas as famílias assumam a Amoris Laetitia à luz de nosso querido São José e a sua intercessão para com todas as famílias”.

O Ano da Família tem início neste dia 19 de março e será encerrado em 26 de junho de 2022, com o décimo Encontro Mundial das Famílias que será realizado em Roma.

Foi convocado pelo Papa Francisco por ocasião do quinto aniversário da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia. O anúncio foi feito no dia 27 de dezembro de 2020, durante a oração do Ângelus, na festa da Sagrada Família.

Na ocasião, o Santo Padre pediu para que “confiemos à Sagrada Família de Nazaré, em particular a São José, esposo e pai solícito, este caminho com as famílias de todo o mundo”.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF