Translate

domingo, 28 de março de 2021

Cardeal das Filipinas é o novo Arcebispo de Manila

Cardeal José Advincula | Guadium Press
O novo arcebispo de Manila, que foi elevado ao Colégio Cardinalício em novembro, fará 69 anos em 30 de março.

Redação (27/03/2021, 13:30, Gaudium Press) O anunciou foi feito em Manila e no Vaticano no último dia 25 de março: O Papa Francisco indicou o Cardeal José Advincula de Capiz como novo Arcebispo de Manila.

Com esta nomeação a Santa Sé preencheu a vaga que o cardeal Luís Antônio Tagle deixou em fevereiro de 2020 ao ser nomeado como atual Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, presidente da Comissão Interdicasterial para os Religiosos Consagrados e Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Urbaniana

O arcebispo Romulo Valles, presidente da Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas, desejou ao cardeal Advincula “as abundantes bênçãos de Deus em sua nova missão” e ofereceu-lhe “nossas contínuas orações e apoio”. O novo arcebispo de Manila, que foi elevado ao Colégio Cardinalício em novembro, fará 69 anos em 30 de março.

Qual o pensamento que o Purpurado já manifestou sobre alguns pontos?

O UCA-News relatou que o cardeal disse:

“A Igreja não pode simplesmente ignorar os direitos humanos, porque há uma dimensão moral neles. O direito à vida, por exemplo, é consistente com o ensino da Igreja de que há dignidade na pessoa humana”.

Antes do consistório de novembro, o novo Arcebispo de Manila afirmou ao Vatican News:

“A pobreza é uma das razões pelas quais temos problemas sociais” e que ele via a educação como “a forma de desenvolver as pessoas para que possam ganhar mais para viver uma vida mais digna.”

Quem é o novo Arcebispo de Manila

Jose Fuerte Advincula, nasceu nas Filipinas em Dumalag, Capiz, em 30 de março de 1952.

Foi ordenado sacerdote em Capiz, em 14 de abril de 1976.

Em 1995 foi tornou-se Reitor do Seminário São Pio X de Capiz e também Defensor do Vínculo, Promotor de Justiça e finalmente Vigário Judiciário em Capiz.

Em 1999 foi nomeado pároco de São Tomás de Vilanueva, Dao.

Foi indicado pelo Papa João Paulo II com Bispo de São Carlos em 25 de julho de 2001 tendo sido consagrado em 8 de setembro de 2001, na Catedral da Imaculada Conceição de Roxas, por Dom Antônio Franco, núncio apostólico nas Filipinas.

Em 9 de novembro de 2011, o Papa Bento XVI elevou Dom Fuerte Advincula a Arcebispado Metropolitano de Capiz, substituindo o arcebispo que se aposentava, Dom Onesimo Cadiz Gordoncillo.

Em 25 de outubro de 2020, o Papa Francisco anunciou a sua criação como Cardeal no Consistório de 28 de novembro quando recebeu o anel cardinalício, o barrete vermelho e o título de Cardeal-presbítero de São Virgílio.

A 25 de março de 2021, o Papa Francisco nomeou-o Arcebispo de Manila.   (JSG)

(Com informações UCA-News-Foto Wikipédia)

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF