Translate

sábado, 27 de março de 2021

O tempo para reconstruir a Síria está se esgotando, afirma Cardeal

Cardeal Zenari em Roma. Foto Daniel Ibáñez/CNA

REDAÇÃO CENTRAL, 26 mar. 21 / 01:00 pm (ACI).- Um cardeal italiano que permaneceu na Síria durante a guerra civil que já dura 10 anos disse que teme que o tempo para reconstruir o país “esteja se esgotando" à medida que a violência e a pobreza crescem.

O cardeal Mario Zenari estava servindo em Damasco como enviado papal quando protestos pró-democracia eclodiram pela primeira vez em suas ruas em março de 2011. Ele estava dentro da embaixada do Vaticano na capital da Síria quando foi atingida por morteiros de grupos rebeldes que quase lhe tiraram a vida em 2013. E no último ano, ele tem continuamente defendido as necessidades humanitárias de 11 milhões de sírios, que ele diz ter sido atingido por uma "bomba de pobreza" em meio às repercussões econômicas globais das medidas contra o coronavírus.

"A paz, repito, não virá para a Síria sem reconstrução e sem recuperação econômica", disse Dom Zenari em 23 de março.

"Mas quanto tempo os sírios terão que esperar? O tempo está se esgotando. Muitas das pessoas perderam a esperança. Soluções urgentes e radicais são necessárias."

O cardeal falou desde seu gabinete em Damasco em uma videoconferência organizada pela instituição de caridade católica Caritas Internationalis.

Zenari disse que o "atual impasse político" entre as partes no conflito sírio deve ser superado através de "[passos] mútuos e recíprocos, por parte do governo sírio, da oposição e dos principais atores internacionais".

"Se por um lado o processo de paz está estagnado, a pobreza, pelo contrário, avança rapidamente", partilhou.

Cerca de 90% da população da Síria vive abaixo da linha da pobreza, disse Dom Zenari, citando os últimos números das Nações Unidas e observando que é "a maior porcentagem do mundo".

O núncio apostólico explicou que a crise financeira libanesa, os efeitos da pandemia COVID-19, a corrupção interna e as sanções estrangeiras contribuíram para o aprofundamento da pobreza na Síria causada por dez anos de guerra.

"A libra síria perdeu muito de seu valor em relação ao dólar americano. O preço dos alimentos aumentou significativamente. Nas padarias, as pessoas fazem fila para tentar obter pão subsidiado limitado que está disponível. A mesma cena para gasolina em todo o país. ... O povo chama esse momento difícil de 'guerra econômica', pior do que o de anos anteriores", disse ele.

O cardeal expressou gratidão a todas as organizações humanitárias e países que forneceram apoio e ajuda durante o conflito, particularmente a Caritas Síria, que tem trabalhado para fornecer comida, água potável, serviços médicos, educação, apoio psicológico às crianças e reformas de escolas e casas, entre outros serviços ao povo sírio.

O Banco Mundial estima que o país sofreu pelo menos US$ 197 bilhões em danos à infraestrutura durante o conflito.

Quando Dom Zenari chegou à Síria como núncio apostólico em 2008, a economia do país estava crescendo a uma taxa de cerca de 4% ao ano.

"Após 10 anos de um conflito sangrento, o processo de paz, infelizmente, está em um impasse, a reconstrução e a recuperação da economia ainda não começaram, e muitas pessoas estão perdendo a esperança no futuro de seu país", disse Zenari.

O Papa Francisco fez de Zenari um cardeal em 2016 como um sinal da proximidade do papa com a Síria, disse o cardeal Pietro Parolin à CNA na época.

O papa marcou o 10º aniversário do início da guerra síria rezando pelo fim do conflito e um compromisso renovado da comunidade internacional para reconstruir os esforços no final de seu discurso no Angelus em 14 de março.

O Papa Francisco disse: "Há dez anos, o sangrento conflito na Síria começou, levando a uma das mais graves catástrofes humanitárias de nosso tempo: um número incontável de mortos e feridos, milhões de refugiados, milhares de desaparecidos, destruição, violência de todos os tipos e imenso sofrimento para toda a população, especialmente os mais vulneráveis, como crianças, mulheres e idosos."

"Renovo meu apelo sincero às partes do conflito para mostrar sinais de boa vontade, para que um vislumbre de esperança possa se abrir para a população exausta."

Ele continuou: "Espero também um compromisso decisivo e renovado, construtivo e solidário, por parte da comunidade internacional, para que, uma vez que as armas tenham sido estabelecidas, o tecido social possa ser consertado e a reconstrução e a recuperação econômica possam começar".

"Que todos rezemos ao Senhor para que o grande sofrimento em nossa amada e atormentada Síria não possa ser esquecido, e que nossa solidariedade possa reviver a esperança”.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF