Translate

sexta-feira, 26 de março de 2021

A SACRAMENTALIDADE DA PALAVRA DE DEUS E AS CELEBRAÇÕES ONLINE

Canção Nova - Formação
por Dom Edson Oriolo
Bispo de Leopoldina (MG)

Desde de março de 2020, entramos em um universo totalmente diferente para continuar a missão de evangelizar o povo de Deus devido à crise sanitária Covid 19. Esse novo “areópago” podemos chamar de online, isto é, saímos do off-line para o mundo online. O uso da mídia, no novo modus vivendi, pela falta de competência, vem causando falhas e constrangimentos em relação à essência do mandato missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Mc 16,15-18) e os objetivos da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), que têm como eixo a evangelização. Necessitamos de clareza para agir online!

            Bento XVI, na exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini (VD) sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, fala sobre a sacramentalidade da Palavra de Deus. Ela é um sinal sacramental, pois é por meio dela que Deus se revelou na história da Salvação e vem nos ajudando a construir nossa história salvífica.

            “Na origem da sacramentalidade da Palavra de Deus está precisamente o mistério da encarnação: ‘o verbo se fez carne’ (Jo 1,14), a realidade do mistério revelado oferece-se a nós na ‘carne’ do Filho” (VD, 56). Pelo mistério da encarnação, a Palavra eterna do Pai entra no mundo e no tempo dos homens: “A proclamação da Palavra de Deus na celebração comporta reconhecer que é o próprio Cristo que se faz presente e se dirige a nós para ser acolhido” (Idem).

            Cristo, “realmente presente nas espécies do pão e do vinho, está presente de modo análogo, também na Palavra proclamada na liturgia. Por isso, aprofundar o sentido da sacramentalidade da Palavra pode favorecer uma maior compreensão unitária do mistério da revelação em ‘ações e palavras intimamente relacionadas’, sendo de proveito à vida espiritual dos fiéis e à ação pastoral da Igreja” (Idem).

            A Igreja experimenta a sacramentalidade da Palavra, que é viva e eficaz (cf. Hb 4,12), todas as vezes que proclama e explica a Escritura, isto é, Deus se manifesta na Escritura proclamada na celebração eucarística. A Palavra cria vínculo entre quem fala e quem escuta. A proclamação das Escrituras nas celebrações leva os fiéis a descobrirem o caráter performativo da Palavra de Deus (Deus faz o que diz) e seu agir na história da salvação (cf. VD 53).

            Por meio da união entre gesto e Palavra, nos eventos da economia divina, os fiéis percebem a presença operante de Cristo quando ele nos fala através das celebrações litúrgicas (cf. Sacrosanctum Concilium, 35). “Ele está presente na sua Palavra, pois é ele quem fala ao ser lida na Igreja a Sagrada Escritura” (Idem, 7).

            Os ministros ordenados recebem o ministério de leitor, na ordenação diaconal o livro dos Evangelhos, na ordenação presbiteral são interrogados e fazem a promessa de proclamar a Palavra de Deus e quem é ordenado bispo assume a missão de anunciar a Palavra de Deus com toda a constância e desejo de ensinar (cf. Pontifical Romano, 94,126,174,250). Essas promessas que fizemos levam-nos a tomar posição diante dos novos desafios midiáticos.

            Temos consciência da força das redes sociais que prendem nossa atenção para estarmos conectados. São iscas de cliques com chamadas e imagens sensacionalistas para nos chamar, para nos encantar com inúmeras finalidades: políticas, sociais, religiosas etc. Assim, devemos criar metodologias para anunciar, divulgar a Palavra de Deus na dinâmica da sacramentalidade, atraindo os fiéis e ensinando as verdades sobre Jesus Cristo, a Igreja e o homem, imagem e semelhança de Deus e levando a fazer a experiência do encontro com Cristo, pela Palavra, lida na Igreja (cf. Doc. Aparecida, 247-249).

CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF